Sonic 1 (8-bit) é melhor que o Sonic 1 (16-bit)

segaobscura

Por Mama Robotnik em 13 de Novembro de 2018

Sonic the Hedgehog para o Master System foi lançado cinco meses depois do original para Mega Drive/Genesis. Desenvolvido pela The Ancient Corp, apesar de inspirado pela versão 16-bit, teve várias coisas feitas de forma diferente.

Na minha opinião,  The Ancient Corp criou um jogo que eu particularmente prefiro em comparação com o original. Eu sei que este não é um ponto de vista geralmente aceito, logo vou explicar minhas razões através de palavras e GIFs.

Ótima ação de plataforma

Z0xZY17.gif

O Sonic 8-bit foi projetado de uma forma diferente do que seu equivalente em 16-bit. Há menos velocidade e quicar entre várias rotas, mas há mais ênfase em saltos e ação de jogos de plataforma. Este estilo a la Super Mario me é mais interessante – o jogo exige precisão e paciência do jogador, algo bem atípico nesta série.

Falando de forma simples, a jogabilidade e o design das fases me chamam mais à atenção.

Atos Alterados

ANmwJV7

Sonic 8-bit é um jogo determinado em extrair ao máximo o potencial de cada zona, de uma forma diferente do jogo 16-bit. O segundo ato da Green Hill Zone muda as coisas ao levar o jogador para dentro de cavernas alagadas abaixo da área verde. O segundo ato da Jungle Zone é uma subida ao topo de uma cachoeira colossal. o segundo ato da Scrap Brain se passa num quebra-cabeça de teleportes. Todos os três atos da Sky Base tem tilesets e designs diferentes.

Enquanto o jogo 16-bit tem duas zonas realmente ótimas – Green Hill e Star Light – eu acho o resto sem graça em comparação com as versões mais focadas da versão para Master System.

Chefes Brutais

ULKLBGN

Sonic 8-bit não te dá anéis para os confrontos com chefes. Não há espaço para erro – se você simplesmente se jogar contra o Dr. Robotnik esperando proteção dos anéis, você vai acabar morrendo.

Os jogadores precisam se empenhar – eles tem que estudar os padrões de ataque dos chefes com paciência e atacar no momento certo. Isso pode não atender ao ritmo esperado pela maioria dos fãs do Sonic – mas funcionou muito bem para mim.

Exploração por Esmeraldas

0dk9Joy

Sonic 8-bit faz algo diferente com as seis Chaos Emeralds. Elas estão escondidas pelas fases e às vezes requerem paciência e exploração para serem localizadas. O jogo espera que você use de habilidades quase esquecidas – como olhar para cima e para baixo – para achar estes lugares secretos. Aqui estão alguns esconderijos: uma borda abaixo de uma ponta, um buraco na rocha ao se andar ao contrário nas águas da fase da selva, dentro de um fosso de espinhos, numa sala secreta no labirinto de teleportes do Dr. Robotnik, e na proa da grande aeronave.

Cada ato contém uma única vida extra, também escondida em um lugar complicado. O jogo te incentiva à explorar cada fase em busca de seus segredos, de uma forma que sua versão 16-bit não faz.

B7POUKX

Este foco em exploração acontece até nas fases de bônus. O jogador conta com tempo limitado neste mundo surreal, e se ele não chegar no fim da fase, ele perde tudo que conquistou. Cada uma delas tem um monitor de Continue – mas para encontrá-los o jogador é geralmente levado para longe do objetivo da fase – forçando à uma exploração arriscada da qual Sonic pode não retornar se o contador de tempo acabar.

Jornada bem definida

mifJ3Au

Sonic 8-bit conta com um mapa do mundo, um extra inesperado que contextualiza a aventura. Enquanto o jogo 16-bit conta com uma seleção de zonas desconexas, a versão do Master System nos leva numa jornada que faz sentido.

Ao final da Green Hill Zone, Sonic sobre uma verdadeira colina. Do alto dela, sua jornada pelas pontes (Bridge Zone) tem início. O porco-espinho segue ao longo de corredeiras que levam à selva (Jungle Zone). Nós então escalamos uma enorme cachoeira com blocos de pedra, que indica que há uma estrutura na montanha. O topo da cachoeira nos leva à uma antiga ruína (Labyrinth Zone). Enquanto a água de dentro é transparente, os fluxos acima são verdes e poluídos. Ao sair pelo topo das ruínas entramos no covil do destruir da ilha, o monstruoso Dr. Robotnik e sua Scrap Brain Zone,

Que nos leva à…

Sequência final épica

Sonic 8-bit conta a história completa do Sonic 1. No Mega Drive/Genesis, o jogo termina com o Dr. Robotnik derrotado na Brain Zone.

4BLl1We

Aqui, algo bem diferente acontece. O maligno doutor escapa da instalação, revelando com o quê ele atacou a ilha – a formidável Sky Base Zone. A aeronave esta no meio de uma tempestade, protegida contra invasão por uma enorme rede elétrica. Atrás do campo de energia está a aeronave em si, uma bateria de armas de guerra. Em seu centro está o esconderijo do vilão, uma terrível sala elétrica.

Este é o final épico que falta ao jogo 16-bit. As novas fases finais são excitantes, como novos perigos, acompanhados de uma música espetacular (veja abaixo). Sonic 8-bit termina nos mostrando o melhor que o jogo tem à oferecer.

Uma verdadeira restauração

Sonic 8-bit nos dá algo que falta à versão do Mega Drive/Genesis – um final com um verdadeiro sentido.

uPAFRZg

Com as seis Chaos Emeralds reunidas, Sonic as lança ao céu. As jóias giram ao redor da ilha e seus poderes misteriosos limpam a ilha da podridão causado pelo Dr. Robotnik. Sua fábrica é apagada e seus poluentes limpos. O mapa do mundo – nosso companheiro entre cada fase – agora é usado para mostrar o verdadeiro valor da nossa vitória.

Depois disso Sonic nunca foi capaz de erradicar totalmente a mal causado pelo Dr. Robotnik.

Antepassado Esquecido

Sonic 8-bit é geralmente ignorado quanto ao impacto que ele causou na série. Este jogo nos deu:

  • a recorrente fase aérea;
  • acesso às Chaos Emeralds através de segredos dentros das fases;
  • zonas conectadas pela narrativa;
  • diferenças distintas de visual entre os atos 1 e 2.

Conclusão

Eu amo o Sonic 8-bit. O jogo sempre este à sobra do seu mais popular e mais conhecido irmão 16-bit. Mas ele com certeza merece seu momento sob os holofotes, por ser um jogo de plataforma extremamente divertido e bem projetado. Eu prefiro ele à versão para Mega Drive/Genesis, e apesar da maioria não concordar, eu espero que o texto acima ilustre o que quero dizer.

Que jogo fantástico!

Créditos

Os GIFs usam partes destes vídeos: 1, 2 e 3.

Vídeos

Um comentário sobre “Sonic 1 (8-bit) é melhor que o Sonic 1 (16-bit)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s