Por Kurt Kalata
Hopping Mappy (ホッピングマッピー) – Arcade, Wii (1986)
A única continuação real de Mappy nos fliperamas veio na forma de um jogo de 1986 chamado Hopping Mappy (“Hopping” – saltar – é um verbo em inglês, mas em japonês é um nome, a palavra para o “pula-pula”). Todos os personagens agora saltam em pula-pulas, e a tela é dividida num tabuleiro. O objetivo, assim como antes, é coletar todos os objetos da fase, e conseguir os itens em pares te dá pontos extras. Os Meowkies ficam quicando pela tela, e desviar dele é uma mera questão de timing, mas Goro se move num padrão de zig-zag menos previsível.
De vez em quando, um baú de tesouro aparece, espalhando itens de bônus pela tela, que podem paralisar inimigos, torná-los temporariamente vulneráveis, ou adicionar um valor aleatório à sua pontuação. O único botão do jogo é usando para aumentar a sua velocidade, quando você o mantém apertado. Mappy também pode burlar as leis da física, mudando de direção no meio do salto, o que é bastante útil se você for rápido o suficiente para perceber quando cometeu um erro. Existem aqui 31 fases, além das fases de bônus, que envolvem pegar balões o mais rápido possível, enquanto a fase rola automaticamente para frente.
Hopping Mappy não é um jogo ruim, mas também não é um título muito bom. Já que os Meowkies tendem a ficar pulando em grupos desorganizados, é bastante difícil saber se você está prestes à trombar com algum deles. E fora o objetivo extra de se tentar pegar os objetos em pares, não há muito mais estratégia no jogo. A Namco deve achar a mesma coisa, já que ele não está presente em nenhuma de suas compilações. Ele só apareceu novamente no Virtual Console do Wii, e mesmo a versão para o X68000 (Tiny Hopping Mappy) é uma conversão não-oficial.
Comparativo de Fotos
Mais Fotos
Vídeos
Playlist com a trilha sonora: