Especial Mappy, Parte 4: Mappy Kids

HG101_logo_SMALLER

Por 15 de junho de

Mappy Kids (マッピーキッズ) – Famicom (1989)

1710686-7dca46020ea0b51e29c35110.l

Capa

Mappy Land contou a história de como Mappy e Mapico se apaixonaram. Nesta continuação, novamente exclusiva para o Famicom, eles juntaram suas coisas e tiveram filhos. Seus filhos agora são as estrelas do jogo, explorando o mundo e tentando tornar a vida melhor para os seus pais.

mappykids-1

A jogabilidade mudou para um jogo de plataforma genérico de 8 bits, com quase nenhum traço dos jogos originais da série Mappy, exceto por seus personagens. Ele é mais ou menos como o Rescue Rangers da Capcom, onde os ratos devem parecer minúsculos, correndo por ambientes de proporções enormes, em sua maioria consistindo de casas e quintais. Este jogo também permite dois jogadores simultâneos.

mappykids-5

Os ratinhos podem chutar, mas seus ataques praticamente não tem alcance algum, logo é geralmente melhor simplesmente evitar os inimigos. O objetivo principal é coletar o máximo de dinheiro possível em cada fase. Apesar deles poderem receber um certo número de ataques, levar dano também lhes faz perder uma grande quantia de dinheiro, o que acaba sendo muito pior. Ao fim de cada fase, você pode usar o seu dinheiro para comprar os mais variados presentes para os seus pais. Aparentemente, a família Mappy começa o jogo praticamente sem teto, e as crianças podem comprar janelas, cercas, balanços, carros, o sol (!!), e outras decorações para agradecer aos seus pais por os terem trazido à este mundo. Como em Mappy Land, essa premissa absurdamente adorável é o que diferencia Mappy Kids dos outros jogos de plataforma.

mappykids-2

Mas Mappy e Mapico não são os únicos que se multiplicaram. No fim da primeira fase, você joga uma partida de caça-níqueis contra um dos três filhos do Goro. Estes minigames são geralmente bem simples: um é basicamente uma luta de sumô, onde vocês se trombam para derrubar o outro de uma pequena plataforma; em outro você precisa examinar duas imagens e tentar achar as diferenças. Em alguns lugares há “cameos” divertidos de vários outros personagens de jogos da Namco games – em uma das imagens que você precisa analisar mostra os inimigos encapuzados de Rolling Thunder sequestrando Ki de The Tower of Druaga, e em outra há eles jogando beisebol (uma referência ao Family Stadium da Namco, mais conhecido no ocidente como o RBI Baseball da Tengen). Você também encontra os capuzes do caras do Rolling Thunder pendurados nos varais em algumas fases, mas por causa de suas cores eles acabam mais parecendo roupas da Klu Klux Khan do que eles pareciam originalmente.

mappykids-3

Com uma jogabilidade rasa e devido aos minigames, Mappy Kids parece mais um spin-off do Wangan Land da Namco. Esta série também é bem colorida, mas também é incrivelmente fácil e simplista, sendo claramente direcionada à um público mais infantil que não tem uma familiaridade com vídeogames. Com isso, Mappy Kids não é um jogo horrível, mas comparado com vários jogos da Nintendo ou Capcom, que conseguem prender jogadores de todas as idades e níveis de habilidade, ele acaba se mostrando um produto definitivamente inferior.

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

Trilha Sonora:

Em breve: Mappy para celulares!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s