O primeiro Sonic 2 lançado odeia o Sonic, e odeia todos nós

segaobscura

Por Mama Robotnik em 19 de Novembro de 2018

No artigo anterior, exploramos o primeiro Sonic (8-bit), um jogo sólido e consistente de plataforma que alguns preferem à versão 16-bit para o Mega Drive/Genesis. Esta jóia de jogo ajudou à introduzir alguns dos temas mais recorrentes do Sonic enquanto leva o jogador em uma jornada pelas montanhas e fábricas da South Island. Foi um jogo divertido, desafiador e, na sua maior parte, bastante justo e equilibrado.

Acreditava-se que a sua continuação seria feita seguindo esta fórmula vencedora.

Mas isso não aconteceu. Desde sua concepção, o Sonic 2 8-bit não iria jogar seguindo as regras.

Sonic the Hedgehog 2 foi lançado para o Master System da SEGA em 16 de Outubro de 1992 – mais de um mês antes de sua versão mais popular para 16-bit counterpart. O Sonic the Hedgehog 2 do Master System foi o Sonic the Hedgehog 2 à ser lançado.

Ao ligá-lo, algo se torna imediatamente aparente: este jogo quer é te foder. Este jogo te odeia, quase tanto quanto ele odeia os outros jogos do Sonic. Este jogo quer te machucar.

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Você esperava ver a Emerald Hill Zone no Sonic 2 (8-bit)? FODA-SE, AQUI VAI LAVA PRA VOCÊ.

Você esperava ver a Casino Night Zone no Sonic 2 (8-bit)? FODA-SE, AQUI VAI UM PESADELO SUB-ÁQUATICO CHEIO DE ESPINHOS E SEM AR.

Você esperava ver o Tails no Sonic 2 (8-bit)? FODA-SE, O TAILS MORREU.

Este jogo é notável em sua completa ausência dos temas recorrentes da série Sonic. A progressão é horrenda, o jogo é difícil em todas as partes e os desenvolvimentos da história são muito surpreendentes.

Aqui estão alguns destaques:

Uma supresa logo de cara

Essa imagem mostra as fases iniciais dos Sonics em 2D. Paisagens verdejantes, sempre. É assim que os jogos sempre começam.

Encontre o diferente:

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Sonic 2 (8-bit) começa – sem nenhuma razão aparente – num abismo infernal. Bolas de fogo são cuspidas por rios de lava. Estalactites despencam sobre trilhos de trem retorcidos. Vulcões cercam a área. É um lugar maligno. Este jogo diabólico já começa do jeito que ele pretende continuar daqui pra frente.

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Espinhos Espinhos Espinhos

Os jogos do Sonic – em sua maior parte – usam espinhos com parcimônia. Eles geralmente preferem os abismos com sua armadilha mortal principal.

 

Não o Sonic 2 (8-bit):

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Espinhos no teto. Espinhos nas paredes. Campos de espinhos. Espinhos caindo. Vales de espinhos. Espinhos na água. Canos que acabam diretamente em espinhos.

E o favorito absoluto do jogo: espinhos depois de saltos cegos.

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Quando você acerta os espinhos, seus anéis podem te salvar, mas apenas momentaneamente. Sonic 2 (8-bit) só te dá um único anel de volta, não importando quantos você estava carregando, e ele desaparece em instantes. Isso não é suficiente para sobreviver aos espinhos que te aguardam.

Dificuldade Deformada

Sonic 2 (8-bit) é geralmente um jogo bastante difícil. Mas às vezes, inexplicavelmente, ele não é. O nível de dificuldade é inconstante. o Act 1 da Sky High Zone é fácil, já o Ato 2 é um pesadelo. Aqua Lake 2 é horrível, mas o Aqua Lake 3 tem o chefe mais fácil do jogo. A segunda fase é uma das mais difíceis, mas a última fase é uma das mais fáceis.

Nada demonstra tão bem o design bizarro do jogo do que o seu primeiro chefe, especialmente na versão para o Game Gear.

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Enquanto a versão para Master System tem uma desafiadora luta contra um chefe que envolve o Sonic pular sobre bolas de metal que matam instantaneamente, a versão para o Game Gear leva isso à loucura: agora as boas quicam de forma randômica, tornando a batalha totalmente imprevisível. Isso, combinado à área de tela restrita do Game Gear, significa que derrotar o chefe não requer habilidade, mas sorte. Ou você leva bastante sorte e sobrevive, ou o jogo te mata. Por causa disso, este primeiro chefe é provavelmente o chefe mais difícil de toda a série.

Progressão Sem Sentido

Os jogos do Sonic começam nas Green Hills, e geralmente nos levam através de ruínas antigas, casinos e fábricas até chegarmos ao final – um colosso de metal.

Sonic 2 8-bit não gosta disso.

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Nós vamos de campos de lava para penhascos sob tempestade. Então nós vamos das ruínas submersas para as Green Hills, que, obviamente, viraram um inferno de espinhos:

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Então acabamos numa montanha de discos que giram, antes de chegar…

Na Scrambled Egg zone:

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O que é isso? Algum tipo de estrutura abstrata de pedra roxa com um fundo estrelado, amarrada com tubos de neon. Mas se você passar desta fase bizarra com todas as seis Chaos Emeralds, há ainda uma última surpresa reservada para você.

Esta imagem mostra a última fase dos Sonics em 2D. Monstruosidades de metal. É assim que os jogos sempre acabam.

Encontre o diferente:

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Sonic 2 (8-bit) termina com um belo palácio de cristal – o Crystal Egg. Nesta fase, existem anéis e vidas extras de montão. Os peixes voadores oferecem uma mínima resistência. A música é feliz. A fase final é de deixar pasmo.

Talvez seja algo simbólico? Sonic começa sua jornada no inferno e chega ao paraíso?

Doutor Morte

O Doutor Ivo Robotnik não é um cara complicado. Ele constrói exércitos de robôs, ataca o Sonic com mecanismos bizarros, e foge após uma épica batalha de chefe de fase. Ele pode ser visto gargalhando com seus sucessos ou ficando puto com seus fracassos.

Mas no Sonic 2 (8-bit), alguma coisa aconteceu com o famigerado doutor.

Seu plano era construir um pacífico palácio de cristal, que como vemos é adornado com blocos feito à sua semelhança. Para construir este lugar mágico, aparentemente ele teve que destruir dimensões, resultando na realidade distorcida que é a Scrambled Egg zone. Silver Sonic – à quem foi concedida uma única Chaos Emerald – parece ter sido o encarregado desta missão.

Ao fim da primeira fase, Sonic está prestes à cair num abismo de lava, onde a morte certa o aguarda…

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Mas o Doutor Robotnik vem ao seu auxílio, salvando a vida do seu arqui-inimigo. Um momento sem precedentes, em toda a história do Sonic.

Mas apesar do Doutor ser capaz de fazer o bem, ele é certamente bem mais capaz de fazer o mal. O primeiro chefe não é difícil o suficiente para o Sonic, então Robotnik o acerta com um mecanismo de propulsão, punindo a criatura ao fazê-la em pedaços.

Mas a verdadeira surpresa está no final. O final “ruim” aparece se o jogador não encontrar todas as seis Chaos Emeralds. Elas estão tão diabolicamente escondidas, em lugares tão injustos – atrás de paredes falsas, em nuvens tão altas que estão quase fora da tela, que a maioria dos jogadortes só conseguiu ver este final “ruim”:

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Doutor Robotnik mata o Tails. Sonic nunca jamais encontra o Crystal Egg, e o entediado tirano mata o filhote de raposa. Sonic observa as estrelas, impotente diante a morte de seu amigo.

Mistérios Enlouquecedores

Há tanta coisa nesse jogo que nos confunde.

Você se lembra do item dos tênis de velocidade? Uma marca registrada da série, que dá ao Sonic um período de maior velocidade. No Sonic 2 8-bit, eles só existem em um lugar do jogo, nas profundezas do Act 2 da Aqua Lake zone, uma fase feita inteiramente de água:

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A fase não permite realmente que você os use – como se o jogo quisesse tirar sarro da sua cara (Eles nem sequer aparecem na versão para Game Gear).

Como o jogo é difícil e não existe função de save, o jogador precisa de continues. Há uma mecânica para eles em que na placa no fim de cada fase tem a chance de aparecer um ícone do Tails, o que te dá um continue. Levou anos  para que o público da internet descobrisse como fazer isso acontecer – você precisa terminar a fase com exatamente 77 anéis e sem perder nenhuma vida. Estes continues – que são realmente necessários – estão escondidos atrás de uma mecânica incrivelmente abstrata.

Todos os Act 3 – que geralmente são um trauma feito de espinhos – não tem anéis. Estas fases são uma injusta morte instantânea. O chefe de fase é morte instantânea. Não existem checkpoints, então se você morrer, você volta para o começo da fase. E FODA-SE.

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Saída da fase pela esquerda? Placas de saída sob a água? Isso só acontece aqui.

Ah, e nada de escudos também. FODA-SE.

Existem algumas bugigangas nas fases, como o carrinho de mineração (que sem aviso, te jogam na lava), uma asa-delta (extremamente difícil de controlar, e errando nisso você cai em um vale de espinhos), discos giratórios bizarros (se você chegar na trajetória errada, você dá de cara com uma parede de espinhos) e tubos (que se você pegar a direção errada, te levam… bem, você já sabe).

O brilhante usuário Krejlooc do fórum ResetERA encontrou outras bizarrices:

Pássaros Secretos

O sequestro de Tails era uma fase, originalmente

O Misterioso Poweup Escondido

O SONIC QUE ODEIA O SONIC

O Sonic 2 8-bit te odeia. Ele odeia o Sonic. Ele também o deia o Tails – odeia tanto que matou o infeliz.

Um monte de coisa doida aconteceu com a franquia, desde o Sonic 2006 ao Shadow the Hedgehog e sua metralhadora. Mas nada chegou perto do nível do primeiro Sonic the Hedgehog 2. Até hoje não consigo entender a lógica ou a razão por trás da maioria das suas decisões de design.

Estranhamente, apesar de tudo que foi dito acima, ele ainda consegue ser um jogo muito bom. Ele não deveria ser, mas é. Além disso, ninguém sereia capaz de odiá-lo – pelo menos não tanto quanto ele odeia a si mesmo.

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