Thunder Force III (Shooters no Mega Drive)

tf3

HG101_logo_SMALLER

Por 

_th3

Thunder Force III (サンダーフォースIII) – Mega Drive, Saturn (1990)

Para o Thunder Force III, a Technosoft decidiu abandonar as fases vistas de cima dos jogos anteriores e focou o jogo exclusivamente nas fases de scroll horizontal. No começo do jogo, você pilota a Fire Leo-03 Styx por cinco planetas diferentes, e o jogo permite que você escolha por onde deseja começar: o planeta florestal Hydra, o mundo vulcânico Gorgon, o mundo aquático Seiren, a fase de cavernas Haides, ou o planeta gelado Ellis. Depois que todos os planetas forem completados, você enfrenta a nave de guerra Cerberus e prossegue para a base dos ORN.

thunderforce3-05

O jogo funciona essencialmente da mesma forma que as fases de scroll lateral do Thunder Force II, com exceção de algumas mudanças mais significativas, que foram mantidas nas continuações seguintes. Agora, ao morrer, você só perde a arma que você estava usando naquele momento (exceto as armas padrão Twin-Shot e Back-Shot). Existem agora cinco armas principais – os básicos Twin-Shot e Back-Fire ficaram mais poderosos, e há também o tiro “Wave”, o canhão “Forward” com mísseis acompanhando, e as esferas “Homing”. Além disso você também pode ajustar a velocidade da sua nave apertando um botão. Há certas partes nas fases onde a tela rola para cima, baixo, diagonalmente e até para trás.

thunderforce3-04

Quando foi lançado, Thunder Force III chamou muito a atenção com seus gráficos, especialmente o famoso efeito de fundo de fogo tremulando no planeta Gorgon. Há também um efeito bacana de parallax scrolling no planeta de gelo Ellis e as hipnóticas cachoeiras no fim de Haides. A Technosoft realmente começou a acertar a mão com o Mega Drive em relação às músicas, e como resultado a trilha sonora de Thunder Force III é muito bem feita, contendo várias faixas empolgantes e melódicas nas fases, juntamente com músicas tensas e agitadas nos duelos contra os chefes. Uma música em particular, a “Back to the Fire” do planeta Hydra, era praticamente um hino para aqueles que jogaram o jogo até a exaustão na época. A trilha sonora foi composta pelos usuais membros da Technosoft, Toshiharu Yamanishi e Tomomi Ohtani.

thunderforce3-02

Um dois maiores defeitos do jogo é que ele é relativamente fácil, com vidas extras sendo distribuídas feito doce e com as armas mais poderosas, como o Sever laser conseguindo matar os chefes em questão de segundos. Depois de algumas partidas, terminar o jogo provavelmente não é algo tão difícil, até mesmo com um único crédito. Ainda assim, Thunder Force III é um jogo fantástico e é fácil de se perceber porque ele é considerado um dos melhores jogos de nave do Mega Drive, especialmente nos seus primeiros anos. Sem contar que este é provavelmente o jogo mais acessível aos iniciantes série, primeiramente por ser o jogo mais fácil e também por ser o mais fundamental sobre o que a série Thunder Force se tornaria.

tf3-6

A versão japonesa é um pouco mais difícil, já que os inimigos tem mais pontos de vida. Mas mesmo assim, a ROM é a mesma para todas as regiões, logo basta usar um conversor (no console) ou mudar a região no emulador para acessar a versão japonesa, ou a mais fácil versão americana.

thund3-02

Thunder Force III também aparece no Gold Pack para o SEGA Saturn. É uma conversão sem extras, mas com trilha sonora em áudio redbook.

thunder-force-gold-pack-1-sega-saturn-front-cover

SEGA Saturn

Em 2016, a SEGA comprou toda a biblioteca de títulos da Technosoft, e lançou a versão do Mega Drive do Thunder Force III para o 3DS, na coleção SEGA 3D Fukkoku Archives 3. É uma conversão direta, mas o 3D, como sempre, é fantástico.

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s