Fight! Quarth (Konami, 1989)

HG101_logo_SMALLER

Por

qu__

Quarth (クオース) / Block Hole – Arcade, MSX2, PC-98, Sharp X68000, Famicom, Game Boy, Celulares, Nintendo DS, PlayStation 2, Wii Virtual Console, 3DS eShop (1989)

Quarth é um divertido jogo híbrido de shooter/puzzle feito pela Konami. Você controla uma navezinha no rodapé da tela enquanto blocos caem no alto, numa espécie de Tetris invertido: sua nave dispara pequenos blocos, um a um, para completar suas formas e transformá-los em retângulos, o que os fazem desaparecer. Criar triângulos maiores não apenas te garante mais pontos, mas pausa o jogo brevemente enquanto eles estão sendo eliminados, permitindo que você trabalhe em outras partes da tela. Você também pode segurar para cima para aumentar a velocidade em que os blocos caem.

quart-title

Arcade

Além disso, você pode eliminar vários blocos de uma vez ao fazer um retângulo ainda maior envolta deles. Existem também blocos coloridos que, quando completados, limpam a tela toda. Naturalmente, uma vez que eles cheguem ao fim da tela, sua nave é destruída e é game over. Isso não soa tão difícil, mas se você for rápido demais no gatilho, ou se tentar limpar os blocos sem ter cuidado, você pode acabar numa situação onde simplesmente não há tempo o suficiente para se criar um retângulo completo.

quarth-8

Arcade

Existem três modos para dois jogadores. Ambos os jogadores podem escolher jogar independente um do outro, cada um com o seu campo de jogo. Existe um modo cooperativo, onde ambos jogam num mesmo campo de jogo expandido. E há também o modo versus, onde os blocos destruídos aparecem no topo da tela do oponente, diminuindo o seu campo de jogo.

quarth-7

Arcade

No Japão, Quarth conta com uma cápsula com asas como sendo a nave que você controla. Nos outros territórios, o jogo se chama Block Hole. As cápsulas foram trocadas por naves espaciais mais genéricas, a tela de título é diferente, e usa uma música tema diferente. Ambas as versões tem um vídeo de introdução bobinho, que falam dos blocos voando pelo espaço e as únicas naves capazes de detê-los.

quarth-1

Block Hole

A versão para Famicom permite que você jogue com ambas as naves do Quarth e do Block Hole. Ela também permite que você escolha em que área quer começar (nível de dificuldade) logo de cara, assim como um modo de dois jogadores alternados. Certos blocos coloridos tem efeitos diferentes, como pontos extras, parar a queda dos blocos temporariamente, multiplicador dobrado de  pontos, ou destruir todos os blocos da tela. Os gráficos são bem simples, com apenas um fundo preto, mas a paleta de cores muda à cada área nova. Esta é a única versão que te dá vidas, mas você pode usar continues nas outras versões. De acordo com o manual do Famicom, as cápsulas se chamam Ding e Dong, e as naves se chamam Square I e II.

quarth-5

Arcade

A versão para MSX2 também permite que você jogue como cápsula ou como a navel do Block Hole, e conta com duas naves novas. Há também quatro músicas de fundo diferentes, incluindo ambos os temas de Quarth e Block Hole, E também conta com o chip de som SCC para uma trilha sonora superior. O jogo é mais bonito, mas o scroll é pior.

quarth-arcade1

Block Hole (Arcade)

A versão para Game Boy version, a única lançada para consoles nos EUA, conta com seis naves (incluindo a nave de Block Hole e sua música), mas a única opção de dois jogadores é o modo versus, que só funciona com o Link Cable. Há também powerups que funcionam como os blocos coloridos da versão do Famicom. Entretanto, eles são distribuídos randomicamente, e podem ser guardados e usados quando quiser. Quarth também aparece no Konami GB Collection Vol. 4 na Europa, masfoi renomeado para Block Game, e no Vol. 2 no Japão, para o Game Boy Color.

quarth-3

Arcade

A versão para o PC-98 é similar à dos arcades, mas os gráficos foram redesenhados para atender ao limite de 16 cores, logo é um pouc mais brilhante. A versão para X68000 é quase idêntica, mas roda numa resolução diferente, logoo campo de jogo é mais estreito, mas mais longo.

quarth-6

Arcade

Um empresa chamada Zemina lançou vários jogos para MSX na Coréia do Sul. Já que a  Konami só fez uma versão para  MSX2 do Quarth, A Zemina fez sua própria versão para o MSX original. Ela usa o nome Block Hole e sua nave, mas usa a música do Quarth. Estão faltando todos os extras da versão oficial da Konami para MSX2, e o visual e som são piores, o scrolling é ainda pior e os controles são ruins.

quarth-4

Block Hole (Arcade)

Foram feitas versões para celulares no Japão, sob o nome Block Wars. Ele é também um jogo-bônus em Ganbare Goemon Toukai Douchuu Ooedo Tengurigaeshi no Maki para o DS, exceto que sua nave é o Goemon Impact, um robô gigante com a cara do Goemon face. Ele também usa as duas telas para fazer um campo de jogo extra longo.

quarthdx-2

Block Wars DX

Outros minigames existem nos arcades exclusivos japoneses de Quick Master 5 e The BishiBashi, assim como na máquina de arcade ee’MALL 2nd Avenue chamada EE-Quarth.

Comparativo de Fotos

Vídeos

Quarth (Arcade):

Block Hole (Arcade):

MSX2:

Zemina:

Famicom:

Gameboy:

X68000:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s