Arte do Dia: Capa do Assault Suits Valken (Super Famicom)

Este é um dos raríssimos casos nos 8/16-bit onde um jogo mostra um robô fodão na capa e realmente entrega um jogo fodão com o tal robô. Acredite, isso é MUITO raro, como vocês verão em outras artes do dia que virão em breve…

A Masaya nem sempre acerta nos jogos, mas este é talvez o ponto mais alto de todo sua carreira nos jogos. Assault Suits Valken utiliza todos os botões do controle do SNES e tem toda a história acontecendo em tempo real enquanto você joga, com diálogos no rodapé da tela, com retratos dos personagens em estilo anime.

Não é necessário se saber japonês, à não ser para acompanhar a história, mas a experiência é fantástica mesmo sem isso. Às vezes saber o que está acontecendo ajuda a saber o que deve ser feito em uma fase ou outra, mas dá pra resolver isso com tentativa e erro.

O jogo é de 1992. EM 1993, a Konami lançou o jogo no ocidente sob o nome de Cybernator, removendo os retratos em anime, descaracterizando muito o jogo – só porque tem uma cena em que um personagem aparece sangrando.

Cybernator

Assault Suits Valken é a série irmã de Assault Suits Leynos, que foi lançada no Mega Drive, chamado de Target Earth no ocidente. Os jogos da série Leynos saíram para o Mega Drive e Saturn, enquanto Valken saiu para Super Famicom e PlayStation.

Tem muita gente que lembra com saudade do Metal Warriors do Super Nintendo, um jogo bem parecido com esse, lançado pela Konami/LucasArts nos EUA. Este é na verdade um “sucessor espiritual” do Valken, já que a Konami alcançou muito sucesso com o Cybernator nos EUA e quis repetir a dose – como a Masaya não tinha outro título da série para o console, a Konami se uniu à LucasArts para criar o título.

Metal Warriors

Vídeos

Assault Suits Valken (traduzido)
Cybernator

Um comentário sobre “Arte do Dia: Capa do Assault Suits Valken (Super Famicom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s