Especial Xevious, Parte 3: Grobda

HG101_logo_SMALLER

Por

grobda

Grobda (グロブダー) – Arcade, MZ-1500, PC-6001mkII/SR, PC-8001mkII/SR, PC-8801, X1, PlayStation, Xbox 360, Wii, PSP (1984)

grobda-flyer

Depois de Xevious, Masanobu Endō programou um jogo de tiro visto de cima de tela única, onde o jogador controla um destes pequenos tanques inofensivos que são tão divertidos de se bombardear no Xevious. É um combate contra outros tanques em uma série de arenas, onde se tenta destruir os inimigos o mais rápido possível, enquanto se usa os blocos na tela para se proteger.

grobda-1

Arcade

O jogo é bem difícil, porque virar o tanque leva algum tempo, enquanto os inimigos tem uma ótima mira e são rápidos no gatilho, e um único tiro é suficiente para matar. Além disso, as explosões dos tanques destruídos também são perigosas. Mas o jogo não é injusto, já que o tanque é equipado com um campo de força, que é ligado ao se apertar um botão – mas o seu uso é limitado.

grobda-2

Arcade

De forma geral, o jogo é muito mais simples que Xevious, e não foi nem de perto popular como aquele. Ele só recebeu versões para um punhado de computadores japoneses. Não há muito o que dizer sobre cada versão, principalmente por serem difíceis de se encontrar. A versão para PC-60 adiciona um “Round 0” para um começo mais fácil, mas fora isso parece bem fiel, com exceção de alguns problemas com o controle e os gráficos inferiores. Grobda também foi incluído no Namco Museum Volume 2 para o PlayStation (novamente oferencendo modos de tela horizontal e vertical), no Namco Museum Virtual Arcade para Xbox 360 e no Namco Museum Megamix para Wii.

grobda-3

Arcade

Esta última até inclui um modo “remix” com gráficos 3D. Ao invés da brutalidade da versão arecade, aqui optaram por um estilo “time attack” de jogo, logo cada uma das fases tem um limite de tempo e ser acertado apenas atrasa o jogador. O design das fases também mudou e há um modo multiplayer.

Comparativo de Fotos

Vídeos

Arcade:

PlayStation:

Grobda Remix:

À seguir: Super Xevious: GAMP no Nazo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s