Arte do Dia: Capa japonesa do The Ooze (Mega Drive)

Capa japonesa

The Ooze com certeza não é um jogo que mereceria ser mencionado aqui pela sua arte em si. Acontece que um tempo atrás encontrei um vídeo no YouTube (veja abaixo) que fala sobre a versão japonesa deste jogo e da forma estranha que ele foi divulgado no Japão.

Você pode conferir em detalhe a história toda no vídeo abaixo, mas vou dar uma resumida rápida aqui:

Em 1995, a SEGA do Japão não queria investir muito em jogos para o Mega Drive, já que o Saturn já estava faz algum tempo no mercado, mas também não queriam a publicidade negativa de estar abandonando os usuários do seu console 16-bit. Então, numa jogada de marketing maluca – ou numa tentativa de gastar pouco com a produção do jogo, criou uma embalagem críptica, com um selo de “para maiores de 18 anos”, limitando o acesso ao jogo – apesar do jogo ser exatamente o mesmo que saiu no ocidente, sendo apropriado para todas as idades.

A capa tem um texto em japonês com vários caracteres censurados – mas a contra-capa tem o texto completo, mas espelhado. Espelhando-se o texto da contra-capa, ela diz mais ou menos o seguinte:

Já é outono, e a palavra que geralmente nos vem à mente no outono é “montanhas”.

Mas eu não tenho dinheiro para ir às montanhas.

Mas já que é outono, eu quero criar algumas memórias.

Mas também seria bobagem ir às montanhas só por que todo mundo vai.

Capa japonesa (frente e verso)

O jogo ainda tem uma capa reversível, que não possui arte alguma do outro lado, mas sim um comentário do editor da SEGA Saturn magazine falando bem do jogo, com um texto bastante hiperbólico (veja no vídeo).

Nada disso faz sentido algum, até que se abra o manual do jogo. Ele é apresentado por uma garota fictícia, chamada Nakayama Uriko, como se ela o estivesse lendo para você. Fora isso, é um manual normal, mas no fim há um parte extra de texto, de uma conversa entre Uriko e o seu namorado Toru, que parece continuar o texto da capa. A conversa é apresentada no vídeo 😉

Capa original americana

Vídeo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s