
Se existe um jogo que é minha paixão incondicional, este jogo é o Karateka, criado por Jordan Mechner, o mesmo criador de Prince of Persia. Este foi o primeiro jogo dele, sendo que foi aqui que ele desenvolveu muitas das habilidades e estilo que ele usaria mais tarde no seu jogo mais famoso.
Assim como Prince of Persia, Karateka usa rotoscopia, para dar animação realista aos personagem, e todo o jogo é voltado à narrativa, para que você se sinta “jogando um filme”.
Karateka deve ser o maior motivo da minha paixão por jogos até hoje. O conheci na sua versão para Apple II, que jogava no meu Exato Pro da CCE. Me lembro depois de ver Prince of Persia e ficar impressionado com a história, animações e reconhecer que era do mesmo criador e da mesma empresa – mas ele nunca foi capaz de causar em mim o encantamento que Karateka foi capaz de me causar.
Praticamente todas as versões do jogo foram lançadas com a mesma capa, com exceção da do Famicom japonês. Replico elas aqui por curiosidade. Nunca conheci esta capa na época, pois o “mercado” de software do Apple II na época era 100% “informal”. Adoro como a capa parece a de um filme, lembrando muito as capas de VHS dos filmes de artes marciais da época, mas numa belíssima gravura. Bizarro ver os protagonistas loiros num jogo onde obviamente todo mundo é japonês…
Apple II Amstrad CPC Atari 7800 Famicom
Um comentário sobre “Arte do Dia: Capas do Karateka”