Especial Xevious, Parte 9: Xevious Arrangement

HG101_logo_SMALLER

Por

xa

Xevious Arrangement – Arcade, PlayStation (1995)

xeviousarrange-title-1

Tela de título

Xevious Arrangement deveria constar em manuais de como “fazer um remake de um jogo clássico”. Este jogo foi originalmente incluído no Namco Classic Collection 1, uma placade arcade multi-jogos que também continha versões revisitadas de Mappy e Galaga. Apesar da jogabilidade em si ser praticamente a mesma, Arrangement muda algumas coisas que fizeram com que o jogo original não envelhecesse tão bem. Primeiramente, a repetitividade da música: ao invés de um som que se repete incessantemente por todo o jogo, agora cada área tem um música diferente, mas todas elas se emendam, formando um longo medley.

Em segundo lugar, o jogo conta com um final apropriado ao fim da área 16, e as paisagens agora se alternam entre as clássicas florestas sul-americanas e as metálicas bases GAMP (que lembram vagamente o Exed Exes da Capcom), para gerar alguma variedade. Três fases extras super difíceis foram adicionadas para aqueles jogadores com reflexos sobre-humanos que conseguem terminar o jogo. A Andor Genesis também recebeu uma cara nova, e cada uma dela é diferente das outras agora. Comparado ao update dado no áudio e no visual, a jogabilidade permanece praticamente a mesma. A mudança mais bem-vinda é a inclusão de um modo cooperativo para dois jogadores. Alguns inimigos das versões 8 bits foram adicionados, como os Bacuras, que voam horizontalmente. A Solvalou pode pegar um powerup que aumenta o seu tiro Zapper, mas é bem raro de se achar, deixando o jogo ainda com aquele feeling de “no powerups” da versão original. É em todo um ótimo update, e é especialmente divertido devido a sua trilha sonora em música eletrônica.

A única versão doméstica do Xevious Arrangement foi lançada incluída no Xevious 3D/G+ para PlayStation. É  uma conversão perfeita do arcade, pelo menos no modo “tate”.

Vídeos

Playlist com a trilha sonora:

À seguir: Xevious 3D/G!

Um comentário sobre “Especial Xevious, Parte 9: Xevious Arrangement

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s