
Psycho-Nics Oscar é um jogo que por si só passaria desconhecido pela história dos vídeogames, se ele não fosse a inspiração por trás de toda a série Turrican, que alcançou a fama nos computadores Amiga e depois acabou saindo para quase todo tipo de console.
Você deve estar se perguntando que diabos de título é esse para um jogo. Bem, também não sei ao certo, mas tenho algumas idéias:
- Os japoneses nos anos 80 gostavam muito de adjetivar erroneamente em inglês jogos como “psycho” com sendo algo a ver com poderes psíquicos que na verdade seria “psychic”), ou simplesmente para significar “frenético” ou “maluco”, ou com “muita ação” – que não está 100% errado, mas psycho significa psicopata e não exatamente o que queriam expressar…
- “Psycho-nics” me parece ser um jogo de palavras com “mechanics”, mais ou menos como usamos o termo “bio-mecânico” para descrever as obras do H.R. Giger, por exemplo. Neste caso, o Oscar seria uma “máquina psicótica”, (ou “máquina frenética”) talvez?
- E que nome é esse, “Oscar”? Os japoneses gostam de usar nomes ocidentais para soarem “maneiros” ou pitorescos para eles – mas no ocidente, Oscar é só Oscar mesmo 😀
Vídeo