Thunder Force IV (Shooters no Mega Drive)

tf4

HG101_logo_SMALLER

Por 

_th4

Thunder Force IV (サンダーフォースIV) / Lightening Force: Quest for the Darkstar – Mega Drive, Saturn (1992)

Depois do sucesso que a Technosoft obteve com Thunder Force III, eles decidiram apimentar as coisas na sua continuação, e levar o Mega Drive ao seu limite. O resultado do seu trabalho culminou no lançamento do Thunder Force IV (conhecido nos EUA como Lightening Force sabe-se lá por que), que é geralmente tido como o melhor jogo da série.

thunderforce4-07

Falando de gráficos, Thunder Force IV é facilmente o jogo 16-bit mais bonito da Thunder Force, e um dos jogos mais bonitos para Mega Drive como um todo, utilizando efeitos visuais fantásticos para impressionar o jogador, como por exemplo forte uso de parallax na primeira fase. O design gráfico é brilhante e colorido, se destacando da paleta de cores geralmente escura utilizada em outros shooters do Mega Drive. Uma coisa exclusiva deste jogo é que muitas fases tem alturas bem maiores que uma única tela de TV, te dando áreas maiores para manobrar, além de um senso de vastidão onde você está voando. Os efeitos gráficos são tantos que ocasionalmente acabam sendo demais para o Mega Drive aguentar e o jogo acaba sofrendo um tanto de slowdown em alguns momentos.

thunderforce4-10

Quanto à música, dizer que a trilha sonora de Thunder Force IV ótima é uma injustiça. No que diz respeito à trilhas sonoras no Mega Drive, ela é uma das melhores do sistema tanto do ponto de vista artístico quanto do ponto de vista técnico, ficando entre outras grandes como as de Streets of Rage 2 MUSHA Aleste, e demonstra ainda mais a maestria da Technosoft em manusear o chip de som do Mega Drive. É basicamente uma combinação de tema num power rock rápido, com muita guitarra, com temas de chefes arrebatadores, assim como temas em um jazz mais tranquilo, como a faixa “The Sky Line“, na terceira fase. Como bônus, depois de terminar o jogo, você pode ir ao menu config e acessar algumas ótimas faixas Omake. A trilha sonora foi composta por Toshiharu Yamanishi, Takeshi Yoshida e Naosuke Arai.

thunderforce4-13

A nave deste jogo se chama Fire Leo-04 Rynex, e na versão japonesa os pilotos são Roy S. Mercury e Carol T. Mars. A jogabilidade em si é em sua maior parte igual a do Thunder Force III, com algumas poucas modificações. Como no jogo anterior, você pode escolher onde prefere começar, mas agora você pode escolher a ordem das quatro primeiras fases. O sistema padrão de armas do Thunder Force também está de volta, mas as armas aqui estão bem balanceadas, com cada uma tendo vantagens e desvantagens dependendo da situação.

thunderforce4-19

Depois da metade do jogo, você tem acesso à Thunder Sword, um ataque frontal devastador. Os dois requisitos para utilizá-la é ter CLAWs e esperar que ela carregue, ficando sem atirar. Após alguns segundos, a Thunder Sword está carregada com força total, mas pode ser disparada antes disso, com uma força menor. A desvantagem de se usar a Thunder Sword é que ela te deixa vulnerável enquanto você espera ela carregar, e ela tem um grande coice, logo você pode bater em algo atrás de você, se não tiver cuidado.

thunderforce4-26

Apesar do arsenal impressionante, o jogo é muito desafiador, sendo muito mais difícil que o Thunder Force III. Com certeza você morrerá com frequência durante as partidas, já que o jogo vem com tudo pra cima de você. Além disso, desta vez os chefes não dão mole, e os mais difíceis aguentam bastante dano antes de finalmente morrerem. Apesar de difícil, o jogo pode ser vencido. É apenas uma questão de se memorizar os padrões dos ataques inimigos, aprendendo onde posicionar sua nave, e descobrindo a melhor arma para cada uma das várias partes do jogo. Você vai ter que jogar várias vezes para descobrir tudo isso, mas o jogo é longo e interessante o suficiente para te manter com vontade de jogar. Sem sobra de dúvida, é um dos shooters obrigatórios do Mega Drive. Além da mudança no título (e o erro de escrita da palavra “lightning“), a versão americana tem um bug na tela de opções que te dá 99 vidas se você configurar sua quantidade de naves para zero.

thunderforce4-05

No Gold Pack 2 do SEGA Saturn, Thunder Force IV teve todo o slowdown removido. Ele também conta com um bônus bacana – a possibilidade de se jogar com a Styx do Thunder Force III, se você conseguir vencer o jogo com um único crédito. A música está perfeita, mas os efeitos sonoros estão um pouco errados. Há também um modo “Kids“ que permite que você mantenha suas armas ao morrer e te dá escudo e CLAWs quando você renasce.

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s