Eternal Champions: Challenge From The Dark Side (Mês do SEGA CD)

mes_sega_cd

HG101_logo_SMALLER

Por em

eccd

Eternal Champions: Challenge From The Dark Side – Sega CD (1995)

Lançado no fim da vida deste acessório pouco popular, Eternal Champions: CHallenge From the Dark Side foi mais ou menos a carta de despedida do SEGA CD. Não é uma carta de despedida tão boa, mas provavelmente é um dos melhores jogos que você pode encontrar na plataforma, juntamente com Sonic CDSnatcherLunarPopful MailKeio Flying Squadron, e alguns outros. E se considerarmos a maioria da sua biblioteca de títulos, isso não quer dizer muita coisa.

ECCD09

A primeira coisa que você vai ver é um vídeo bem granulado de um tubarão mastigando um homem e uma mulher, que se parece demais com a Cammy num bote. Este é o vídeo do logotipo de alguma coisa chamada Deep Water. Aparentemente, esta é a marca que a SEGA usava para os seus jogos mais violentos, mas só Eternal Champions e seus spinoffs, e a versão para Saturn do Duke Nukem 3D o utilizariam.

ECCD18

O próximo vídeo é a abertura, renderizada como a maioria dos vídeos no Sega CD (i.e., bem granulado). Ele explica a premissa básica do jogo e apresenta breves introduções dos personagens, incluindo os novos. Apesar dos CGs dos anos 90, o sotaque francês do Eternal Champion é bem decente. A história é que o inimigo do Eternal Champion – o Dark Champion – impediu algumas pessoas extraordinárias de competirem em seu torneio, e agora ele quer fazer uma nova tentativa. Sejamos justos, a história do primeiro jogo não dá exatamente espaço para uma continuação.

ECCD25

Challenge of the Dark Side se considera uma continuação do jogo, mas está mais para um upgrade do jogo original. Ele usa o mesmo engine e as mesmas mecânicas, e apesar de terem sido um pouco ajustadas, e todos os personagens e fases do jogo anterior estão de volta, apesar de alguns deles terem recebidos alguns golpes novos. Cada personagem agora conta também com uma série de “Skill Moves”, que são golpes especiais que geralmente não custam força interior para serem executados. Os golpes especiais agora custam menos energia interior para serem executados, o que significa que desta vez você pode finalmente utilizá-los.

Novos Personagens

riptide

Riptide

Uma pirata que luta Kajukenbo. Ela acabou sendo morta por um pirata rival enquanto tentava roubar o seu tesouro. Ela tem uma das fases mais legais das quatro novas, que é um navio pirata que é destruído por tiros de canhão ao longo da luta.

raven

Raven Gindar

Uma curandeira vudu que luta Taekwondo (sério, onde esses caras aprendem estas artes marciais?). Ela controla uma ampulheta mística, que foi usada contra ela para roubar a sua vida. Ela pode usá-la contra os seus adversários, para deixá-los mais lentos – e para adicionar ou tirar tempo do marcador – aparentemente o vudu permite que você quebre a Quarta Parede.

dawson

Dawson McShane

Um cowboy/xerife que tem o seu próprio estilo de luta. Ela acaba sendo enforcado por alguns bandidos enquanto tentava levá-los à justiça. Ele usa vários truques sujos quando luta, como cuspir tabaco em seus oponentes – e bater nos outros com o seu rabo de cavalo?

Ramses

Ramsés III

Um faraó egípcio que luta Kung-Fu Hung-Gar, usando um par de… nunchakus, Deus sabe o porquê. Ele foi joga no Rio Nilo por um assassino, onde ele se afogou. Provavelmente um dos inimigos mais apelões quando controlado pelo computador, já que ele tem o hábito de usar seu fire dive para baixo toda a vez que você pula, o que o faz soltar um ruído hilário.

Além dos novos quatro, há vários outros personagens secretos. Ele está longe de ser o primeiro jogo à ter personagens secretos, mas é provavelmente o primeiro à ter personagens salvos permanentemente no seu savegame após se atingir certas condições. E claro, você pode usar cheats para destravá-los, também.

dark

Dark Champion

A versão malvada do Eternal Champion, e o segundo chefe do jogo. Ele é tão apelão e cheio formas quanto o Eternal Champion, só que enquanto este baseia suas formas em elementos da natureza, o Dark Champion foca em desastres naturais.

senator

Senator

Este é o cara. Descaradamente baseado nos políticos anti-vídeogame como Joe Lieberman, Senator tem a “desonestidade” como o seu estilo de luta. Ele acabou morrendo de ataque cardíaco depois de uma enorme derrota em uma eleição. Senator, como você deve imaginar, é cheio de golpes apelões baseados em política, como proibir a violência, o que faz com o que o seu oponente fique completamente incapaz de atacar. Ele também tem a melhor música tema e fase do jogo, sem comparação.

blast

Blast

Um Boina Verde que usa um par de socos ingleses para lutar. Ele foi morto por um agente duplo vietnamita. Ele usa facas e explosivos durante a luta.

chin

Chin Wo

Uma acupunturista chinesa que usa o estilo do macaco. Ela foi executada por um crime que não cometeu. Na luta ele carrega consigo um bambolê, sabe-se lá porquê. Ele pode usar a força dos elementos para infligir dano e como powerup, podendo até se transformar em metal puro, estilo Mario 64.

thanatos

Thanatos

O maldito deus grego da morte. Ele foi “morto” por uma força mística que o transformou num mortal, e acabou sendo queimado numa fogueira. Ele usa uma foice grande, como você poderia esperar da Morte.

Animals

Slither, Crispy, Yappy, Hooter, Zuni

Um grupo de animais aleatórios que tiveram suas vidas tiradas antes de sua hora. Todos estes personagens são bizarros e não são divertidos de se jogar, devido ao seu tamanho pequeno e sua falta de ataques.

ECCD14

Challenge From The Dark Side é de uma grande melhoria em relação ao original, apesar de não ser nada que faria você querer abrir mão de um Capcom or SNK por ele. A velocidade do jogo aumentou um pouco, e agora também é mais fácil de se aplicar combos no seu oponente. Há agora também um foco maior em combos, com a inclusão da mecânica de “Power Combos”, onde executar certas sequências te dá força interior ilimitada por alguns segundos. A maioria dos golpes especiais ainda são ativados ao se apertar vários botões ao mesmo tempo, ou com carga, mas alguns movimentos de meia lua foram adicionados – mas teria sido melhor se tivessem adicionado ainda mais.

ECCD12

Os novos personagens não se encaixam em nenhum papel tradicional de um jogo luta, assim como a maioria dos demais personagens, além dos animais serem simplesmente estranhos demais para se usar contra qualquer outro oponente. Se você não gosta dos golpes especiais estranhos do jogo original, não serão estes novos que te farão mudar de idéia.

ECCD15

O Training Mode e o Battle Room foram totalmente retirados, infelizmente, mas o modo single player sofreu alguns ajustes. Agora existem três níveis de dificuldade para se escolher, e a IA não é TÃO brutal quanto a do jogo original. Ela ainda é bem difícil, mas toda ajuda é bem-vinda. O jogo agora usa uma tela de continue tradicional se você perder alguma luta, e você só tem quatro créditos por partida.

ECCD16

Entretanto, o Eternal Champion ainda é totalmente roubado pelas mesmas razões de antes, e você VAI receber um Game Over se perder, não importando quantos créditos você ainda tiver. E se você o vencer, ainda terá que enfrentar um NOVO chefe, o Dark Champion. Obrigado, SEGA. Pelo menos você receber um vídeo exclusivo por jogador mostrando a sua morte ao perder todos os créditos ou ser derrotado por um dos chefes, o que é um tanto bacana.

ECCD24

E existem muito mais formas de se finalizar um oponente agora. Os Overkills estão de volta, e agora são UM POUCO mais fáceis de se executar. Cada fase agora tem um segundo fatality, chamado de Sudden Death, que acontece ao se derrubar um oponente em uma parte diferente da arena. Há também uma nova finalização chamada Vendetta, que é basicamente um fatality a la Mortal Kombat, onde o seu personagem despacha o oponente do seu próprio jeito.

ECCD20

Enquanto os Overkills do jogo original eram um tanto leves, neste jogo o nível de sangue aumento em quantidades absurdas. Poucos, muito POUCOS jogos de luta chegaram erto da quantidade insana de sangue que jorra aos baldes em praticamente todas as finalizações do jogo. E eles são muito mais exagerados, como um Overkill que joga seu oponente ao ar onde ele acaba sendo empalado pelo monumento à George Washington. Ou um carro cheio de palhaços, que é disparado por um canhão e cai sobre ele, o transformando numa mancha vermelha. Todos os Overkills do jogo original estão presentes, mas todos foram refeitos de maneira muito mais sangrenta.

ECCD19

Possivelmente a forma mais criativa de se finalizar um oponente em QUALQUER jogo já feito é o Cinekill. Estes são especialmente difíceis de se executar, exigindo um Power Combo que deixe seu oponente com menos de um terço de vida e tonteado, no round final. Se você conseguir, o Dark Champion vai iniciar um vídeo do fatality, único para cada personagem que o executa. Infelizmente, com a reputação do SEGA CD em relação à vídeos, você não conseguir entender o que se passa na maioria deles, mas a idéia é legal.

ECCD21

O jogo tem um visual muito parecido com o do jogo original, mas tem algumas cores à mais, devido ao hardware aprimorado do SEGA CD. Os novos personagens, incluindo a nova roupa da Shadow, são desenhados de forma diferente dos originais, o que os faz destoar dos nove originais um pouco mais do que deveriam. Isso não quer dizer que eles sãao ruins, mas fica bastante óbvio que eles foram adicionados muito depois. Os personagens ainda não falam mais que alguns gemidos e provocações, mas eles foram regravados, e soam melhores.

ECCD05

As fases dos nove originais são quase iguais, com exceção do novo fatality de fase e dos Overkills redesenhados. Uns dois personagens tiveram seus cenários refeitos para refletir melhor suas histórias, e suas fases originais foram dadas para os personagens secretos. Uma das fases secretas é Washington DC em 1995 (capital dos EUA), onde você luta em frente um McDonald’s enquanto um letreiro de “50 Billion Sold” aumenta lentamente. Apesar de todos os seus defeitos, não dá pra não amar um jogo de luta onde você pode dizer “o senador levantou a pirata no ar e a virou de cabeça pra baixo, sacudindo os seus bolsos pra pegar o dinheiro. Isso a fez cair num bueiro, que a jogou para cima até o monumento à George Washington, empalando-a”.

ECCD31

A música, entretanto, merece destaque. O jogo usa áudio em Redbook, permitindo uma grande variedade de guitarras elétricas, que estão em praticamente todas as músicas. Até o tema de Ramsés se alterna entre uma melodia padrão egípcia e alguém tocando guitarra. A melhor faixa é a do Senator, que é, por incrível que pareça, uma versão em heavy metal de Hail to the Chief.

ECCD33

Como um todo, Challenge from the Dark Side É um jogo melhor que o original para Mega Drive. O problema é que ele não é tão melhor assim. Ainda assim, o SEGA CD é mal servido em termos de jogos de luta, o que o torna um jogo interessante apenas por isso. Infelizmente, como o jogo original para o Mega Drive, o jogo nunca recebeu uma versão para novas plataformas, e diferente do Sonic CD, ninguém vai realmente se importar se isso nunca vir a acontecer.

ECCD32

Depois desse jogo, não foi lançado mais nada da série Eternal Champions – se não contarmos os spin-offs. Aparentemente haviam planos para um jogo para SEGA Saturn que traria a série para o mundo 3D, e incluiria os “Infernals”, indivíduos malignos que lutam pelas forças do caos. Aparentemente, um destes seria o Rasputin, e provavelmente nãp seria em sua versão World Heroes. Entretanto, a SEGA do Japão quis que o Virtua Fighter fosse o seu jogo de luta principal, e o jogo acabou sendo cancelado. Não existem fotos os vídeos de como este jogo teria sido.

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s