Fight! The Goonies (Konami, 1986)

HG101_logo_SMALLER

Por em 3 de janeiro de

goonies_

The Goonies (グーニーズ) – Famicom, Famicom Disk System, MSX, Arcade, PC-88, Sharp X-1 (1986)

The Goonies é um filme que inspirou toda uma geração de pessoas que cresceram nos anos 80. Sótãos empoeirados, contendo mapas para incontáveis tesouros. Cada floresta, cada aterro, cada pântano, era uma área inexplorada, cheia de tesouros. Debaixo de cada tampa de bueiro está um labirinto impossível de tubos e cavernas, repleto de ossos dos exploradores que morreram em  vão, tentando encontrar o tesouro dos piratas. Esta é a verdadeira essência da visão infantil, que é capaz de transformar algo normal em algo extraordinário, a capacidade de ver aventura em todo lugar. Pelo menos até o cinismo da adolescência e vida adulta chegarem.

goonies-1

Famicom

The Goonies foi muito popular, e naturalmente alguns jogos foram lançados após o filme, na metade dos anos 80. Quatro jogos diferentes, para sermos exatos, o que é bastante impressionante, já que houve apenas um filme. Três deles foram criados pela Konami, que ainda haveria de criar as suas populares franquias Castlevania e Contra, mas já contava com idéias bastante interessantes. Quase todos os jogos contavam com alguma versão da música “Goonies R Good Enough” da Cyndy Lauper, que é algo fantástico de se ouvir no antigo sintetizador PSG.

Apesar de nenhum jogo dos Goonies tem conseguido capturar o feeling do filme, todos eles oferecem algumas mecânicas de jogo interessantes, com vários segredos à se descobrir. E apesar de geralmente os computadores americanos receberem melhores conversões de filmes para jogos, a Konami fez um ótimo trabalho emulando a experiência aventureira do filme, criando jogos com uma profundidade maior do que se via nos jogos de 8 bits normais da época.

goonies-2

Famicom

A versão para Famicom de The Goonies é um jogo de plataforma um pouco mais complexo que a média. Você controla Mikey e joga ao longo de seis fases para resgatar todos os seus amigos sequestrados. Cada fase exige que você encontre três chaves e resgate um dos Goonies antes de prosseguir para a próxima fase. A primeira fase é no restaurante, a última é no navio pirata, e cada fase entre estas se passa no subterrâneo. Apesar da primeira fase ter apenas algumas telas de tamanho, as fases mais adiantadas se tornam mais complicadas, com portas que teleportam Mikey de um lugar para outro.

Apesar de Mikey só conseguir chutar seus inimigos no começo do jogo, ele logo encontra bombas para abrir as portas (que podem facilmente te matar se você não tiver cuidado) ou estilingues com munição limitada. Além de enfrentar ratos, morcegos e raposas, você também precisa enfrentar a família Fratelli, que causa bastante dano e só pode ser parada temporariamente – um deles até ataca cantando. Você também precisa evitar piratas fantasmas nas últimas fases.

goonies-3

Famicom

Existem vários itens secretos que você pode encontrar para te ajudar em sua jornada, incluindo fones de ouvido (para te proteger dos ataques cantados), uma capa de chuva (para te proteger das saídas de vapor), um capacete (para impedir objetos que caem) e uma mochila (para poder carregar duas bombas ao invés de só uma). Entretanto, se você terminar a fase, é impossível voltar para pegá-los. Cada fase também está recheada de jóias escondidas, que recarregam sua vida se você pegar o suficiente delas.

Estranhamente, esta versão só foi lançada para consoles no Japão, sendo lançada nos Estados Unidos nos arcades, através do sistema Nintendo Playchoice 10, assim como pelo sistema Vs. Ela também foi convertida para os computadores PC-88 e Sharp X1, mas ambas tem gráficos e animações piores.

gooniesmsx-3

MSX

A versão para MSX do The Goonies segue o mesmo conceito básico da versão para Famicom, mas conta com fases completamente diferentes e várias outras mudanças. Você ainda precisa explorar as fases, mas estas agora são bem mais longas e mais complexas, já que você precisa resgatar sete Goonies por fase ao invés de apenas um. Ainda existem várias jóias à se encontrar, mas você não recebe nenhuma arma adicional, ficando limitado ao seu péssimo kung-fu durante todo o jogo. Você precisa usar chaves ao invés de bombas para abrir as portas, e você só pode carregar uma chave de cada vez. H[a também um medidor de experiência, que aumenta toda vez que você mata um inimigo. Ao carregá-la, você recupera um pouco da sua energia. Isso pode não parecer muito à princípio, mas o jogo é difícil, e você precisará de toda energia que conseguir – os quase invencíveis irmãos Fratelli são tão chatos quanto na versão para Famicom (eles até te seguem tela por tela), E as caveiras que quicam são tão chatas quanto. Você só tem uma vida, mas felizmente há um sistema de senhas que permite que você pule para as fases mais adiantadas. Os gráficos não são tão bons quanto os da versão para NES, e os cenários também não são tão variados, sendo em sua maioria apenas variações com outras paletas de cores do mesmo cenário de cavernas. Apesar da sprite do jogador ser exatamente a mesma em todos os jogos, o que te leva a acreditar que você está jogando como Mikey, o manual em inglês parece dizer que você está jogando como o Sloth.

remake

Remake para Windows

Em 2006, um time de desenvolvedores independentes chamado Brain Games refez a versão para MSX de The Goonies para Windows e lançou como freeware. Ela recria todas as fases perfeitamente, mas usa gráficos em alta resolução, efeitos gráficos bacanas e um som muito melhor. As sprites agora são versões “super deform” de Sloth e Ma Fratelli, e há uma nova música, que é uma versão rearranjada das músicas de orquestra originais do filme, que é muito boa. Esta versão também inclui um editor de fases.

gooniesrgoodenough_screenshot

The Goonies ‘R’ Good Enough

Em 2009, o grupo Kralizec lançou um novo jogo dos Goonies para MSX, chamado The Goonies ‘R’ Good Enough. Este jogo não é um remake, mas sim um novo título, contendo ambas versões para MSX e MSX2 no mesmo cartucho, logo se você jogá-lo em um MSX2 ou mais potente, você poderá ver screenshots do filme e vozes digitalizadas. Atualmente este jogo é freeware.

Comparativo de Fotos

Vídeos

Famicom:

PC-88:

Sharp X1:

MSX:

Windows Remake:

The Goonies ‘R’ Good Enough (MSX1):

The Goonies ‘R’ Good Enough (MSX2):

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s