O ambicioso jogo do Sonic de 2009 que nunca iremos jogar

segaobscura

Por Mama Robotnik em 12 de abril de 2019

Às vezes não leva muito tempo para um produto da SEGA se tornar “SEGA Obscura”. Enquanto os outros artigos desta série focaram em conteúdo de mais de vinte anos atrás, hoje falaremos de um lançamento da SEGA muito mais recente.

Conteúdo gerado por usuários é lugar-comum hoje em dia. Minecraft continua sendo o leviatã de sempre, e Super Mario Maker 2 é um jogo muito esperado [N. T.: e agora que já foi lançado, um sucesso]. Criação de conteúdo sempre foi parte da indústria, obviamente, mas nos idos de 2009 vimos isso ir além de mods e hacks, com títulos como Little Big Planet, Scribblenauts, e o já mencionado monstro da Mojang.

Mas uma outra coisa também surgiu em 2009, algo que teria causado uma avalanche, algo que tinha tudo para se tornar um fenômeno em uma franquia.

P8XtvsS

Foi em setembro daquele ano, sem fazer nenhum alarde, que a SEGA lançou o Sonic Level Creator. A SEGA Europe comissionou a empresa Mediatonic para desenvolver um pacote em Flash para o seu novo portal PlaySEGA.co.uk.

Press Start

vuU7hBM

O Sonic Level Creator oferecia uma interface eficiente e intuitiva que permitia que os usuários criassem facilmente enormes fases no estilo do jogo original de 16 bits. Incluindo plataformas móveis, rampas com diversas inclinações, túneis, pontes, área ao céu aberto e no subsolo, o jogador era convidado à recriar e reimaginar toda a diversão da série.

5WYfCqF

O tileset era novo e vibrante – um platô à beira de um lago com árvores de jóias e pedras reluzentes, cheio de pilares em ruínas e paredes azulejadas. Havia um clara influência das fases Green Hill, Marble e Hill Top – mas tinha uma personalidade própria.

a17ybe0

Partindo para a ação e exploração, o jogador podia adicionar uma variedade de inimigos do Sonic 1 (tanto aéreos quanto terrestres), anéis à serem coletados e monitores de powerups. Estes podiam ser adicionados em quantidades muito maiores que as vistas nos jogos originais (centenas de inimigos, por exemplo), permitindo algumas possibilidades bastante interessantes.

GHagUpK

O jogo continha todos os já familiares efeitos sonoros do Sonic, juntamente com nocvas faixas musicais, que davam ao jogo um legítimo feeling 16 bits.

Lock On

uMiW456

1X4yVyd

QmuTdO8

Por trás da interface simples havia uma possibilidade complexa. Fases enormes poderiam ser criadas, imitando o a estrutura de vários caminhos dos primeiros jogos do Sonic. Aqui está uma fase – a segunda imagem mostra os caminhos por baixo (verde), pelo meio (amarelo) e pelo alto (vermelho), disponíveis ao jogador.

xtsqY6d

pP3rGUa

Como mencionado acima, inimigos e powerups podem ser adicionados em quantidades enormes, permitindo que se crie pontes e paredes de inimigos para que o Sonic passe por cima ou quique neles.

O único elemento obrigatório é a tradicional placa que termina a fase, e uma vez que ela exista, a fase está pronta para ser jogada, e poderia ser salva no banco de dados online do Sonic Level Creator.

Level Select

pmwFepd

Os usuários que acessassem o banco de dados do Sonic Level Creator poderiam procurar por fases, jogar alguma fase aleatoriamente, ou acessar fases através de URLs compartilhadas na internet. Eles jogariam a fase e teriam o seu tempo salvo ao final da dela. Havia também a opção de avaliar as fases numa escala de 1 a 5 para ajudar no controle de qualidade do banco de dados.

kb3VDtu

A experiência de jogo era sólida e completamente jogável, mas alguns ajustes ainda poderiam ser feitos. Em sua maior parte, a engine reproduzia bem a física dos Sonics originais, mas como você poderia esperar em qualquer software recém-lançado, alguns defeitos de colisão eram aparentes – e eles à vezes atrapalhavam as partidas, enfurecendo os fãs mais puristas.

Como um todo, apesar de não ser perfeita, a experiência era muito fiel aos jogos originais. Não havia ataques teleguiados, boosts, amigos idiotas ou narradores. Era uma volta muito divertida ao Sonic clássico, com um feeling que a SEGA não seria mais capaz de reproduzir por um bom tempo. Sem contar que, para um produto feito em Flash, era algo muito impressionante.

kzbdB7a

Logo haveriam centenas de fases para se escolher, com muitas outras ainda em desenvolvimento.

Hidden Palace

Não demorou muito para que os assets de Flash fossem identificados dentro do site PlaySEGA. Ficou claro que a SEGA tinha grandes planos.

Green Hill e Marble do Sonic Level Creator

Labyrinth e Spring Yard do Sonic Level Creator

Star Light e Scrap Brain do Sonic Level Creator

Haviam arquivos de textura de todas as fases originais do Sonic, e sprites para as mecânicas específicas de cada fase, como as plataformas elétricas.

Parecia que eles almejavam que o Sonic Level Creator se tornasse algo bem próximo do em escala do que o Super Mario Maker se tornaria uma década mais tarde.

Bad Future

RqGHiAJ

E de repente, ele se foi. PlaySEGA foi tirado do ar quase sem aviso, e a SEGA não quis comentar o ocorrido. E com isso o Sonic Level Creator e todas as suas fases – algumas das quais realmente impressionantes – deixaram de existir.

O sistema que o site PlaySEGA usava nunca foi preservado, o que signfica que não não há mais como experimentá-lo. Tudo que restou foram alguns screenshots e GIFs que eu encontrei pela internet, provando que este grande produto realmente existiu.

No Way

8gAB2rt

O que aconteceu? Como pode um “Sonic Maker” realmente competente falhar? Como pode um um produto legítimo e licenciado, que conta com um dos ícones mais conhecidos dos vídeogames, com uma base de fãs enorme, simplesmente desaparecer em poucos meses?

Eu não tenho as respostas para isso. Eu tentei entrar em contato com a Mediatonic e a SEGA para ouvir seus comentários, mas eles não quiseram falar á respeito, o que obviamente é um opção deles.

Eu acho que a SEGA realmente tinha algo nas mãos com este produto, e se eles tivessem cuidado disso de forma diferente, eles poderiam ter alcançado um enorme sucesso. Visto que o sistema continha diretórios para temas de outras zonas do jogo, isso significa que alguém, em algum lugar, já havia imaginado um escopo maior, onde o Level Creator se tornaria popular e expansível.

Estas são as minhas suspeitas sobre o que deu errado:

  • O Sonic Level Creator não teve marketing algum, e foi simplesmente anunciado como parte do pacote geral do site PlaySEGA. Levou-se alguns dias para que o conhecimento sobre o produto começasse à se espalhar. Talvez eles tivessem esperança que isso se tornasse viral, mas se este era o caso, isso acabou não acontecendo. Um pacote com um apelo tão grande não deveria estar ligado à um site temporário. A SEGA poderia ter criado uma comunidade em torno do Sonic Level Creator, com ligações com consoles, competições, promoções – eles poderiam ter usado o trabalho da Mediatonic como a fundação para algo realmente ambicioso.

    x6CTt5M

  • O Sonic Level Creator incluía dois componentes – o Level Player, que tinha acesso gratuito, e o Creator propriamente dito, que só podia ser acessado mediante pagamento. O preço era bem justo – US$5,95 por mês, e como recompensa por se juntar à SEGA, você recebia um  controle do SEGA Saturn, de conexão USB (Eu ainda tenho o meu). Eles também ofereciam um mês de acesso gratuito ao pacote de criação, para fomentar interesse. Este não deveria ser o modelo. Exigir pagamento era uma barreira enorme, que imediatamente acabava com o apelo do produto. Alternativas melhores seriam uma plataforma baseada em anúncios, ou talvez oferecer um tema de fase padrão gratuitamente, mas cobrar pelo acesso aos demais temas.

    sOwMHWP

  • A engine estava longe de ser perfeita, mas era muito boa para o que uma plataforma em Flash, de conteúdo gerado pelo usuário poderia oferecer. A física era certamente melhor que a de alguns dos melhores esforços do próprio Sonic Team. A SEGA devia permitir que eles adicionassem atualizações, patches para resolver os pequenos bugs na física, para que o produto pudesse alcançar o nível de qualidade em que ele quase estava.

Try Again

sc6QSRt

Então é isso, o Sonic Level Creator. Eu adorava este produto, e gastei horas trabalhando nas minhas fases e jogando o que a comunidade havia oferecido. Apesar de eu preferir uma física perfeita, eu estava feliz em aceitar o que me havia sido oferecido, ansiosa por futuras atualizações, refinamentos e mais conteúdo. E ao que parece, que pelo menos por um período, era o que a SEGA queria também.

Vou terminar este artigo usando metáforas do Sonic CD:

O SEGA LEVEL CREATOR é o PASSADO.

O PRESENTE é o que veio depois.

O FUTURO BOM é um onde o Sonic Level Creator foi transferido para uma plataforma própria, antes que o site PlaySEGA saísse do ar, com a SEGA investindo no produto, pagando a  Mediatonic para consertar os bugs e adicionando as zonas restantes. O modelo de monetização seria reconsiderado, e o sistema seria gratuito para se jogar, com o dinheiro sendo gerado com opções avançadas para os criadores de fases. O sistema seria relançado com enorme sucesso, com centenas de milhares de usuários jogando e compartilhando fases com seus smartphones pelo Facebook. O Sonic Level Creator teria alcançado o seu enorme potencial.

UXRhF2b

Infelizmente, nós não conseguimos obter todas as TIME STONES e estamos vivendo no FUTURO RUIM. O Sonic Level Creator foi inexplicavelmente descartado pela SEGA, que passou o resto do ano de 2009 focada em Sonic and the Black Knight, no “Project Needlemouse” e na versão da Gameloft de Sonic Unleashed.

Agradecimentos Especiais

Os GIFs foram criados usando o vídeo de YouTube do HellfireMisc, um dos poucos vídeos que ainda existem que mostram as fases do Sonic Level Creator.

Imagens dos tilesets vieram dos arquivos do The Spriters Resource.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s