Panorama Cotton (Shooters no Mega Drive)

pa__

HG101_logo_SMALLER

Por em 12 de dezembro de

pa

Panorama Cotton (パノラマコットン) – Mega Drive (1994)

panorama

Capa

Panorama Cotton é um dos jogos mais tecnicamente impressionantes do Mega Drive – até um ponto em que Alien Soldier e The Adventures of Batman and Robin não conseguem se comparar à ele. Este terceiro episódio da série Cotton partiu para um 3D similar ao do Galaxy Force II, mas é anos-luz melhor que a versão anêmica deste para o Mega Drive.

panorama-1

É um jogo lindo desde o início, com a primeira fase começando com Cotton voando pelo céu e descendo lentamente, para voar acima do solo. Nele, um rio segue ziguezagueando em brilhantes tons pastéis, inclusive com formações rochosas que você pode voar por baixo, para fazer uns pontinhos extras. Próximo da metade da fase, o chão se abre revelando um cânion, e você voa por ele para dentro de uma cachoeira, através de um longo corredor com vários caminhos ramificados, antes de culminar numa luta contra um chefe. As fases seguintes também são variadas assim, geralmente com várias seções diferentes, cada uma tão belamente detalhada quanto a outra. E você não voa em direção à elas sempre – em algumas áreas, você voa horizontalmente, ou até diretamente para cima ou para baixo. Os efeitos visuais, especialmente nas transições de seção para seção, são incríveis. Artisticamente, elas também são lindas, usando cores de todo o espectro e apresentando cheges bizarros, como um que podemos descrever como uma rotunda viva de um castelo andando de monociclo.

panorama-3

É claro que o Mega Drive não possui efeitos de scaling por hardware, o que em parte torna o jogo tão fascinante, mas também significa que o scroll pode ficar ruim em algumas partes. O jogo roda em uma velocidade inconsistente, acelerando bem quando não há inimigos na tela, mas ficando arrastado quando aparecem muitos de uma vez.

panorama-12

E existem muitos inimigos na tela, muitos consistindo de múltiplas sprites. Às vezes é difícl distinguir tudo que acontece, e evitar dano em algumas áreas é praticamente impossível à menos que você memorize a fase e saiba as manobras de antemão. Mas em compensação você conta com uma generosa barra de energia, especialmente no nível de dificuldade mais fácil.

panorama-2

O sistema de armas funciona como no Cotton original, com uma barra de experiência para a sua arma principal, e um estoque de magias obtidas ao se coletar cristais coloridos. Você também pode mudar a sua velocidade, o que não só determina o quão rápido a Cotton se move, mas a velocidade da fase, também. Você ganha um generoso bônus em pontos se você terminar a fase rápido o suficiente. Existe um modo separado de “score attack”, além da possibilidade de se jogar como a Silk, se você terminar o jogo com uma pontuação alta o suficiente.

panorama-13

Panorama Cotton foi lançado pela Sunsoft perto do fim da vida útil do Mega Drive, mas apenas do Japão. Logo, o preço de uma cópia usada é incrivelmente alta. Algumas edições acompanham uma xícara de chá, o que torna o jogo ainda mais caro.

2468606-7911660063-10593

Em novembro de 2019, um Mailas e SamIAm lançaram um patch que traduz o jogo para o inglês. Você pode baixá-lo aqui.

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

Patch de tradução em inglês:

Trilha sonora:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s