Ken to Mahou / Sword & Sorcery (Idade das Trevas dos JRPGs)

jrpgs

HG101_logo_SMALLER

kentomahou_

Ken to Mahou (剣と魔法) / Sword & Sorcery – PC-80, PC-88, FM-7 (1983)

kentomahou

Capa

Esta vai ser uma matéria curta, já que este também é outro jogo impenetrável. O título em japonês da próxima contribuição da Koei para o gênero traduz-se literalmente como o termo “Sword & Sorcery” [N.T.: Espada e Feitiçaria] que é também o que está escrito na tela de título de algumas versões do jogo.

kentomahou-01

Novamente o jogador controla um único personagem, mas desta vez você pode escolher entre uma coleção de arquétipos pré-definidos. A versão nas fotos é a do PC-80, que tem seus gráficos inteiramente feitos com caracteres de texto, enquanto as versões para PC-88 e FM-7 tem sprites mais ou menos definidas.

Após escolher um personagem, o jogo te mostra um alista com todos os diversos inimigos. na versão feita apenas em caracteres, o mais impressionante é o “Demon C” (linha 1, coluna 3), a aranha gigante (linha 2, coluna 2) e o dragão (linha 3, coluna 1). Eu gosto de como o tronco da princesa que você deve resgatar (canto inferior direito) é feito de um caracter de coração.

O jogo sempre começa com o herói entre uma cidade e um castelo, apesar de suas cores e posicionamento mudarem um pouquinho toda vez. É difícil dizer se o mundo é completamente randômico, ou apenas o seu ponto de partida.

kentomahou-09

Eles não me deixam entrar no castelo, ma a cidade tem o que há de se esperar num RPG, e tudo pode ser visitado digitando números num menu: uma igreja, uma pousada, um ferreiro, um mercado, casas particulares, uma mansão e uma “favela” (slums). A favela é bem interessante: você pode fazer seu personagem procurar por itens mágicos, mas isso consome tempo e energia. Na tela acima você pode ver como a tela de status fica toda quebrada se você digita algo inválido.

Se você andar para fora da primeira tela, você tem que adivinhar que tipo de terreno os caracteres coloridos devem estar tentando representar. Eu descobri que os triângulos vermelhos são montanhas, e a parte em azul é um lago, mas mesmo assim não consegui andar por eles. Mesmo assim eu nunca consegui ir longe, pois:

kentomahou-05

À cada poucos segundos um encontro aleatório é disparado, o que nos leva para esta tela de combate. Ela lembra mais o Wizardry do que o Ultima, mas já que só existe um herói, há mais opções para se escolher. As três primeiras são todas tipos diferentes de ataques físicos, seguidas por movimentos como “carga”, “esquiva” e “inclinar.” As duas últimas são “magia” e “fugir”. Tudo isso faz o combate parecer mais complexo do que realmente é: em cada round o que ocorre é que simplesmente o herói e o monstro perdem um pouco de energia, e isso continua até que um deles caia morto. Por algum motivo, os valores de ataque e defesa á esquerda, em japonês, diferem dos valores em inglês, à direita. Eu consigo geralmente vencer uma ou duas batalhas (mas nunca quando é um dragão) antes de morrer para os sempre presentes ataques de monstros aleatórios.

Algumas fotos da versão para FM-7, do site Oh!FM-7:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s