Dungeon (Idade das Trevas dos JRPGs)

jrpgs

HG101_logo_SMALLER

dungeon

Dungeon (ダンジョン) – PC-80, PC-88, FM-7 (1983)

dungeon

O último RPG da Koei de 1983 segue mais de perto a fórmula do Ultima do que quaisquer outros jogos apresentados até agora. É também um dos jogos mais acessíveis da época, já que ambas as versões para PC-80 e PC-88 foram bem preservadas. A tela de título mostra um mago abrindo uma porta magicamente, da qual um bando de morcegos sai voando.

dungeon-00

A criação de personagem é simples: escolha entre quatro classes – Soldado, Clérigo, Mago, Ladrão e Ninja (um pouco de influência do Wizardry aqui?) – e então sorteie os seus stats. Os números deles ficam mudando até você apertar ESC e você pode tentar quantas vezes quiser, e o processo é bem rápido. Depois disso, você tem cinco pontos adicionais para distribuir como quiser, mas com uma rolagem decente, isso não faz muita diferença.

dungeon-02

Os stats são, das esquerda para a direita: Stamina (HP), Força de Ataque, Velocidade, Habilidade e Carisma.

dungeon-18

Cada partida começa em um lugar aleatório numa ilha que constitui todo o mundo do jogo. Você precisa torcer para começar perto de uma cidade – enquanto é possível sobreviver à um primeiro ataque inimigo, um segundo geralmente é fatal. Os stats mostrados no canto inferior direito são stamina, experiência, comida (que diminui à cada passo) e dinheiro.

dungeon-09

Como em Ultima, você entra em uma cidade ou dungeon ao pisar na sua casa e apertar “E”. As cidades em si são novamente apresentadas no modo de adventure de texto, como em Dragon & Princess. E apesar do jogo se chamar Dungeon, eu acho que as cidades é que os verdadeiros labirintos são inescrutáveis do jogo. Eu até achei um guia em japonês do jogo, que até explica que eu posso me curar e comprar equipamento usando (T)ransação nos lugares certos. Mas eu nunca consegui achar a loja ou templo onde isso deveria acontecer. Toda vez que eu tento fazer (T)ransações com as pessoas, elas parecem simplesmente levar meu dinheiro sem fazer nada em troca, ou começam a me xingar.

dungeon-11

Parece que as pessoas tem seus horários durante o dia e andam pela cidade, e quando ninguém está lá, você pode roubar [(S)teal] coisas. Se alguém te pegar, você acaba sendo lançado na dita dungeon do título. As catacumbas são realmente enormes, e parecem se estender por todo o subterrâneo da ilha. Existem nível que são menores, mas o nível base é ridiculamente grande.

dungeon-08

Os inimigos vagam pela dungeon quase em tempo real, como nos dois primeiros jogos da série Ultima, antes dela adotar a idéia de equipes do Wizardry. Como em Ken to Mahou, existem várias opções de ataque e defesa, mas seus efeitos reais são duvidosos. Já que eu nunca consegui comprar nenhum equipamento ou curar minhas feridas, a mesma regra “morra no segundo inimigo” do campo do jogo se aplica aqui, infelizmente. O design dos monstros é bem legal para a época (aquele guia em japonês tem fotos de todos eles, mas em versão pequena. Nossas aqui parecem pequenas, mas se você clicar nas imagens, você pode vê-las na sua resolução original:

Aqui estão algumas fotos da versão para PC-80, em resolução mais baixa:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s