Fight! Time Pilot (Konami, 1984)

do-outro-lado-da-cerca

HG101_logo_SMALLER

Por 22 de outubro de

timepilot_

Time Pilot – Arcade, Atari 2600, ColecoVision, MSX, SNES, PlayStation, Game Boy Advance, PlayStation 2, XBLA, Windows, Nintendo DS (1984)

Um dos mais bem conhecidos e antigos shooters da Konami, Time Pilot é uma espécie de “arena shooter”, similar ao Robotron 2084. Controlando um avião de caça que viaja no tempo, você deve destruir todos os inimigos no céu, que se repete infinitamente em todas as direções. Uma vez que você tenha matado o suficiente deles, como indicado por um medidor no rodapé da tela, você enfrenta um chefe antes de avançar para a próxima época.

timepilot

Arcade

Você começa em 1910 AC, seguindo então para 1940, 1970, 1984, e finalmente 2001, que deveria parecer algo muito futurista lá em 1982, quando o jogo foi feito. No geral, a única diferença entre as eras é a cor do cenário de fundo e as sprites dos inimigos (que vão desde biplanos, passando por helicópteros e chegando até jatos), apesar de todos eles atacarem da mesma forma. Mas na última fase em 2001, o céu é preto, e todos os inimigos são OVNIs. Que otimismo. Após se terminar esta fase, o jogo então se repete. Certos inimigos se ejetam de seus aviões, e pegá-los te dá pontos extras.

timepilot-1

Arcade

Você só pode atirar na direção para a qual o seu avião está voltado. Apesar de você só se poder se mover em oito direções, sua nave vira suavemente quando se muda de ângulo, permitindo que você solte rajadas em seus inimigos enquanto vira. Demora um pouquinho para se acostumar, já que seu caça vira devagar, mas uma vez que você se acostuma, este é um joguinho bem divertido.

timepilot-2

Arcade

Time Pilot foi criado por Yoshiki Okamoto, que também é o criador de Gyruss. Ele mais tarde deixou a Konami e se juntou à Capcom, onde ele desenvolveu Final Fight e Street Fighter II.

timepilot-5

Arcade

A simplicidade de Time Pilot garantiu algumas conversões decentes, desenvolvidas para ColecoVision, MSX, e Atari 2600. Mais tarde, Time Pilot apareceu no Konami Arcade Classics para o PS1, Arcade Advanced para o Game Boy Advance, Konami Classics Series: Arcade Hits para o Nintendo DS, Oretachi Geesen Zoku Vol. 4 para o PlayStation 2, e como um título próprio na Xbox Live Arcade. A versão para MSX também apareceu no PS1 e Saturn como parte da linha Konami MSX Antiques. A maioria destes são emulações diretas, mas a versão para GBA tem um “enhanced mode”, ativado usando-se o código da Konami, que adiciona rapid fire e uma fase extra na pré-história, antes do jogo recomeçar. Ele também muda o ano “2001” para um mais nebuloso “20XX”. A versão para Xbox 360 também oferece uma opção com gráficos melhorados.

timepilot-3

Arcade

Há um jogo de bônus em Ganbare Goemon: Boku ga Dancer ni Natta Wake, o uqarto título de Goemon para o Super Famicom, chamado Time Pilot ‘95. Ele só pode ser acessado após se completar 100% do jogo. Vários dos outros jogos da série Goemon para Super Famicom incluem minigames de shooters – o primeiro tinha a primeira fase de Gradius, e o segundo tinha a segunda fase de Xexex. Mas desta vez ele contém um jogo inteiro, com gráficos melhorados. Ainda assim não tem um visual muito bonito, mas é um bônus bacana.

timepilot-4

Arcade

Há também um sucessor espiritual, lançado para o DS em 2007, chamado Time Ace. O conceito é o mesmo – voar por várias épocas, atirando em coisas  – mas é um shooter em 3D, visto de trás. Não é um jogo lá muito bom.

Time Pilot ’84: Further Into Unknown World – Arcade (1984)

timepilot84flyer

Time Pilot ’84 abandona o conceito do seu predecessor – que é pilotar um caça através do tempo, obviamente – se simplesmente coloca tudo no futuro. Existem gráficos de fundo desta vez, mas a única diferença visual entra as fases são as alterações na paleta de cores.

timepilot84-5

Time Pilot ’84

A ação é quase igual, exceto pelo fato de que você agora tem mísseis, além da sua metralhadora. Alguns inimigos só podem ser destruídos por mísseis, o que exige que você se aproxime dele por um ou dois segundo para travar, e então atirar. Existem seções escondidas em cada área que te dão pontos extras. É mais difícil e consideravelmente mais obscuro – e nunca recebeu uma versão doméstica.

Vector Pilot

vectorpilot

Em 2011, um programador chamado Kristof Tuts criou um clone de Time Pilot chamado Vector Pilot para o Vectrex. É um jogo muitíssimo bem desenvolvido, especialmente se tratando de um homebrew, que replica perfeitamente o jogo original da Konami, mas com gráficos vetoriais. Ele até inclui uma fase de campo minado totalmente nova após a fase do ano 2001.

Comparativo de Fotos

Mais Fotos de Time Pilot ’84

Vídeos

Arcade:

Xbox 360:

MSX:

Colecovision:

Atari 2600:

Time Ace (NDS):

Time Pilot ’84:

Vector Pilot:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s