Especial Cho Aniki I – Cho Aniki

HG101_logo_SMALLER

Por em

ca_

Cho Aniki (超兄貴) – PC Engine CD, Wii Virtual Console (1992)

pcechoaniki

Capa

Você provavelmente já ouviu falar sobre Cho Aniki (à vezes escrito como “Choaniki” ou “Chouaniki”), a infame série de shooters criado pela Masaya. Apesar de ter sido lançado primeiramente para o PC Engine Super CD em 1992, onde atingiu certo grau de popularidade no Japão, também conseguiu Cho Aniki um status “cult” no ocidente, quando a revista Electronic Gaming Monthly apresentou fotos do posterior jogo da série para PlayStation. Jogos de tiro de scroll lateral era lançados aos montes na época, mas este era um pouquinho diferente – ao invés de naves atirando, você enfrentava uma legião homens carecas e musculosos. O jogo foi rapidamente taxado de “gay”, já que os dois personagens principais era fisiculturistas vestindo tangas mínimas e sorrisos alegres demais. Como resultado,  Cho Aniki rapidamente se tornou conhecido como “aquele jogo gay japonês”.

choaniki-8

Isso é algo um tanto equivocado. Cho Aniki não exatamente gay, estritamente falando – não é como se você enfrentasse pênis gigantes ou espermas flutuantes, e não há nenhuma ação “homem-a-homem” rolando no jogo. Na verdade, trata-se apenas de jogos muito, mas MUITO idiotas, recheados de coisas ridículas. Para ter certeza, faça o Teste Cho Aniki:

aichoaniki-12

Isso te deixou excitado? Não? E nem deveria, pois é algo apenas muito, mas muito bizarro. Essa imagem, com dois caras musculosos fazem jardinagem na cabeça um do outro é o máximo de homossexualismo que você vai acabar encontrando em Cho Aniki, na maior parte do tempo. Sim, existem toneladas de homens musculosos em trajes mínimos – um estereotipo gay japonês, se é que existe um – mas é usado apenas por piada. Ocasionalmente aparecem alguns vilões em poses horrivelmente sugestivas, e há uma arma chamada “Men’s Beam,” e claro, os buracos nas cabeças dos protagonistas são sugestivamente fálicos.

choaniki-14

Como na série Parodius da Konami, Cho Aniki se tornou famoso por seu senso de humor. Apesar de ser apenas mais um shooter, sua aposta única na forma masculina é o que o separa do resto. Aqueles que gostam de jogos bizarros japoneses vão fazer a festa com esse aqui, nem que seja para tentar decifrar alguns dos designs mais sem noção, ou tentando imaginar tipo de trauma de infância que deve ter inspirado aquilo. Além dos quatro shooters da série, existem também um jogo de luta para o Super Famicom e um RPG (!!) para o Wonderswan. Cho Aniki significa “Super Big Brother” (“Super Irmão Mais Velho”, em português).

choaniki-9

Há uma abertura na versão para PC Engine do Cho Aniki, mas é difícil de saber sobre exatamente o quê ela se trata. Ela envolve um concurso de fisiculturismo e um vilão alienígena com anéis gigantes no nariz. Os dois personagens jogáveis são o herói de capa Idaten e a sexy donzela de cabelos azuis Benten. Eles são acompanhados por alguns amigos – à princípio dois heróis chamados Adon e Samson, dois caras enormes e musculosos, com buracos em suas cabeças por onde disparam lasers. também como parte do elenco existem anjos bebês voadores e um humanóide estranho de cor azul e um sorriso assustador. Estes personagens funcionam como “Options” durante o jogo, e ocasionalmente dão uma de kamikaze para cima dos inimigos.

choaniki-2

Na maior parte do tempo, Cho Aniki é um jogo estilo shooter normal de ação lateral 16 bits. Você tem uma arma principal, que pode ficar mais forte coletando-se powerups. Cada personagem também tem um ataque especial que é lançado ao se soltar o botão de tiro – Idaten tem um poderoso laser, enquanto Benten tem um ataque multidirecional. Ambos estão armados também com bombas que limpam a tela. Apesar de Cho Aniki não ser um jogo muito difícil, morrer te leva de volta à um checkpoint.

choaniki-1

Então, se o jogo é tão normal, o que realmente o torna especial? Apesar das fases em si serem esparsamente populadas, Cho Aniki has conta com algumas das sprites mais bizarras e sem noção já vistas em um shooter. Isso foi antes da série fica obcecada com homens musculosos em tangas minúsculas – o que você enfrenta aqui são em sua maioria criações mecânicas estranhas, misturadas com características humanas. A nave Elvis-Zumbi (conhecida como “Sabu”) já gera muito o que falar por si só.

choaniki-15

A trilha sonora aumenta ainda mais a natureza surreal do jogo, contando com estranhos coros de vozes sintetizadas e melodias calmas que tocam por cima de toda a bizarrice que se passa na tela – sendo completamente inapropriada, sempre, o que aumenta ainda mais o charme do jogo. Aparentemente, isso foi uma das coisas que tornou o jogo popular – de acordo com a página do compositor Koji Hayama, em um certo momento, a trilha sonora estava vendendo mais que o próprio jogo. Cho Aniki já esteve disponível no Virtual Console do Wii nos EUA e Europa, mas com o fim deste serviço, não está mais disponível.

choaniki-4

Apesar de não existir nada mais parecido com Cho Aniki, a coisa mais próxima dele é o Gynoug, um shooter para Mega Drive (que cobrimos na série Shooters no Mega Drive, confira!) também feito pela Masaya. Chamado de Wings of Wor nos EUA, há muitas similaridades gráficas entre ele e o primeiro jogo de Cho Aniki para PC Engine, incluindo a utilização bizarra de rostos humanos com máquinas. O que faz total sentido – o mesmo designer gráfico trabalhou em ambos os jogos, apesar de Gynoug ser um jogo mais sombrio. E é um também um jogo melhor, com alguns efeitos bem impressionantes no console da SEGA.

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

Trilha sonora:

À seguir: Ai Cho Aniki!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s