Especial Cho Aniki IV – Cho Aniki: Kyuukyoku Otoko no Gyakushuu

HG101_logo_SMALLER

Por em 8 de janeiro de

cho-ps6

Cho Aniki: Kyuukyoku Otoko no Gyakushuu (超兄貴~究極男の逆襲~) / Cho Aniki: Kyuukyoku Muteki Ginga Saikyou Otoko (超兄貴~究極無敵銀河最強男~) – PlayStation, Saturn, PSN (1995)

Cho Aniki chegou ao PlayStation e SEGA Saturn no fim de 1995, levando a série à níveis ainda mais baixos. O subtítulo do jogo para PlayStation se traduz como “O Homem Mais Forte, Invencível e Definitivo da Via Láctea”, enquanto o jogo para Saturn tem algo mais conciso, como “O Contra-Ataque do Homem Definitivo”. Ambos são quase idênticos, tendo algumas diferenças menores nos gráficos e no equilíbrio do jogo, sendo que a versão para Saturn é um pouco mais difícil. Ela também recebeu um aviso amarelo que indica que este jogo não é aconselhável para menos de 18 anos (já a Sony não tinha um sistema de classificação parecido). Idaten e Benten são novamente os protagonistas, e a jogabilidade é similar ao do jogo original para PC Engine.

cho-pschar

Este jogo da série abre mão da arte cartunesca e a substitui por imagens digitalizadas horripilantes de homens carecas japoneses (há um vídeo de bônus onde você pode ver a sessão de fotos). Os personagens principais são bastante bregas, mas ver um torso de um cara realista com asas de gaivota é um tanto perturbador. Isso tudo fica ainda mais bizarro quando se tem um chefe de fase que cospe membros pela boca, e então é desmembrado por um pé gigante. Algo particularmente interessante é o rosto estranho que aparece logo antes das lutas contra os chefes, anunciando a sua presença. Este estilo surreal lembra bastante as animações bizarras de Terry Gilliam presentes no Monty Python’s Flying Circus, só que desta vez cheias de caras musculosos. Apesar de todos os gráficos digitalizados, o jogo tem um visual bem pobre. Uma das fases parece ter sido tirada diretamente de um jogo de PC Engine (exceto pelo fato de que os prédios são formados por troncos masculinos e femininos) – não tenho certeza se isso foi uma homenagem, ou simplesmente um design preguiçoso. Isso muito possivelmente foi intencional, vista a natureza de paródia do jogo. Há um chefe parecido com as naves gigantes que tomam várias telas em R-Type, só que aqui é um homem voador gigante, com canhões colados nas costas. Existem algumas fases de bônus que apresentam o chefe do jogo, que usa uma capa e um elmo com chifres, voando sobre cidades e sendo por pequenos personagens estranhos saídos de jogos 8-bit. Se você morrer, sua virilha começa à soltar fumaça e você cai em direção ao solo.

cho-ps13

Apesar de tudo, nem todas as bizarrices do mundo são capazes de salvar este jogo, que infelizmente é bem pobre. Os títulos para PC Engine eram ao menos shooters competentes, mas este aqui não chega nem perto disso. O maior problema é o seu arsenal extraordinariamente fraco. Se tiro padrão em “rapid fire” é incrivelmente lento e fraco, mesmo com powerups, e você não tem nenhum tipo de bomba. A tela está sempre inundada de inimigos, sendo que vários precisam de vários de tiros para morrer. Os chefes geralmente tem barras de vida enormes, logo os combates duram demais para serem divertidos. Ocasionalmente você consegue acumular energia para soltar um raio laser, mas isso não acontece com uma frequência suficiente. A única diferença de jogabilidade entre este e o jogo original de Cho Aniki para PC Engine é que os seus personagens “options” estão sempre disponíveis – entretanto, eles só voam ao lado do seu personagem, te protegendo de certos tiros, mas isso não é o suficiente para impedir que você morra frequentemente. Isso é o suficiente para que este jogo seja algo sofrível de se jogar – não se engane, se você for jogar este jogo, será só pela sua bizarrice, e não pelo jogo em si.

Galeria

Vídeos

SEGA Saturn:

PlayStation:

À seguir: Cho Aniki: Otoko no Tamafuda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s