Dirty Pair: Project Eden (Mês do FDS)

mes_fds

HG101_logo_SMALLER

Por em 18 de setembro de

dp_

Dirty Pair: Project Eden (ダーティペア:プロジェクトエデン) – Famicom Disk System (1987)

311049_front

Capa

Sendo talvez um dos animes mais famosos dos anos 80, Dirty Pair recebeu um filme longa-metragem, chamado Project Eden, que foi lançado no Japão em novembro de 1986. Na primavera seguinte, o jogo de  vídeo game baseado no filme foi lançado pela Bandai para o Famicom Disk System. O filme era inteligente, divertido, sexy, cheio de estilo e ação. Já o jogo, por sua vez, não conta como nada daquele charme que a série ou o filme possuem aos montes, send um jogo tão ruim quanto se possa imaginar. Uma das coisas mais tristes sobre este título é que este é o único jogo de Dirty Pair já feito.

title-1

Apesar do jogo tentar se ligar ao filme mostrando uma breve abertura onde o chefe te conta o que está acontecendo e te dá ordens sobre o caso, isso acaba não funcionando direito, já que os detalhes menores do enredo não seguem exatamente o filme. Isso infelizmente dá o tom de como será o resto do jogo.

DP-0

O jogo é composto por quatro fases ao todo, com dois tipos diferentes de ação, que se alternam entre si. A primeira e a terceira são fases padrão de scroll lateral onde você atira contra o maior número de inimigos possível até chegar ao fim da fase. A segunda e a quarta fases são uma espécie de labirinto e requer que você encontre oito cartões-chave para poder abrir a última porta. No primórdios da emulação, acreditava-se que estas fases eram impossíveis de serem terminadas. Mesmo com um mapa, elas ainda são difíceis de se navegar. Para tornar as coisas piores, os inimigos renascem mesmo que você tenha matado o último deles na tela. É fácil de se perder ou de ser subjugado pelos inimigos e morrer. O jogo em geral os objetivos de cada fase não têm quase nada a ver com o filme.

DP-9

O jogo é incrivelmente difícil, já que você morre com um único tiro e só tem dois continues. Quando você morre na primeira ou na terceira fase, você é mandado de volta ao começo da fase. A segunda e quarta fases permitem que você continue da sala na qual você morreu, mas você ainda terá que lidar com o labirinto frustrante e os inimigos que não param de renascer. O jogo possui um único powerup, onde Kei surge em sua moto voadora e você sobe junto, mas você ainda morre com único tiro e por causa da velocidade maior, você pode acabar batendo num inimigo antes de conseguir matá-lo.

DP-7

Infelizmente, o filme e o jogo vieram em uma época em que o Famicom estava ainda em sua infância e os desenvolvedores ainda estavam aprendendo o que seria possível de se fazer com o sistema. Como resultado, o jogo é bem feio, quadrado e sem graça, parecendo em nada com Dirty Pair. Apesar dos inimigos não aparecerem em nada com que aparecer em Dirty Pair, parece que ao menos houve um esforço em tentar colocar alguns inimigos do filme no jogo. Há garras que te atacam através do teto (os braços robóticos de Wattsman) e talvez estas criaturas verdes talvez sejam os Sadingas.

DP-5

Existem cinco finais diferentes com o chefe te dando uma mijada como sempre, pela destruição em massa causada colateralmente. Estranhamente, estes finais lembram mais o Dirty Pair do mangá e do anime do que do filme e há até uma referência às origens da série na luta livre de mulheres no Japão. O final que você recebe depende totalmente da sua pontaria. O jogo conta todas as vezes que você faz um disparo e o número de tiros que acerta um inimigo. O número de inimigos acertados e o número de disparos efetuados é dividido um pelo outro e então multiplicado por cem. Esta porcentagem de acertos é então comparada contra cinco diferentes níveis, que decidem qual final você irá receber.

DP-6

Se você é fã da série Dirty Pair, recomendo que você não jogue este jogo, à menos que você queira se decepcionar. O jogo pode ser frustrante e injusto e metade das fases conta com decisões de design enlouquecedoras que tornam o jogo de tudo, menos uma experiência divertida. Por ser um jogo que pretendia fazer um lucro fácil em cima do filme, acabou sendo vítima de um timing bastante ruim – imagine se este jogo tive sido lançado para o SNES como um beat-em-up. Isso teria sido incrível.

Comparativo de Fotos

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

Original Japonês:

Tradução em Inglês:

Abertura do Anime:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s