Lutter (Mês do FDS)

mes_fds

HG101_logo_SMALLER

Por em 3 de maio de

lu__

Lutter – Famicom Disk System (1989)

Lutter é um RPG de ação de scroll lateral feito pela Athena e distribuído apenas nos quiosques de gravação de disquetes, perto do final de 1989. Ele é similar aos puzzles de plataforma que foram populares no MSX por volta da metade dos anos 80, especialmente The Castle, da ASCII Corporation (sua continuação, The Castle Excellent, foi traduzida e lançada para NES com o nome de Castlequest). Entretanto, este título se diferencia em dois aspectos: ele substitui a maior parte dos elementos de quebra-cabeça por elementos de RPG (com ênfase em combate e níveis de experiência), além de adicionar elementos do clássico Lode Runner.

Lutter-1989Athena-1

Neste jogo, você controla o próprio Lutter, explorando um labirinto gigante, que consiste de várias telas. Cada tela é formada por escadas, blocos, plataformas móveis, correntes penduradas e outros obstáculos. Muitas também tem blocos marrons de areia, que aparecem e desaparecem, permitindo que os personagens caiam através deles. Fundamentalmente, o jogo é sobre procurar chaves (necessárias para abrir as portas) e outros itens que te ajudem à se movimentar, incluindo escadas e blocos que você pode posicionar para conseguir alcançar áreas então inacessíveis. Cada tela também está recheada de inimigos que não param de renascer. Como em muitos RPGs antigos, o combate se dá simplesmente ao correr em direção à eles, com os danos causados e recebidos sendo calculados com base em comparações de números, sendo que atacar por cima parece te dar uma certa vantagem. Apesar de você não poder evitar receber dano, se você achar um lugar seguro, você pode ficar parado para recuperar energia. Matar inimigos te dá experiência para subir de nível, além de que é possível se encontrar equipamentos que aumentam seus stats.

Lutter-1989Athena-16

A maioria destes tipos de jogos é obtusa e bem difícil, mas Lutter é surpreendentemente simples de se jogar. Você pode salvar à qualquer momento e morrer só te faz recomeçar a tela atual, custando um pouco de dinheiro. Apesar do jogo ser aberto, não havendo um mapa do jogo, o design ainda assim é bem direto e você provavelmente não vai se perder muito, mesmo com a maioria dos lugares sendo quase idênticos. Existem várias portas de teleporte, sendo que algumas são só “de ida” e podem te tirar completamente do seu rumo, mas a única coisa que você perde com isso é tempo. O sistema de combate por “trombadas” é um problema nas lutas contra os chefes, mas a maioria dos inimigos tem algum macete para se derrotar (que lhe são fornecidos pelos vários NPCs que você encontra ao longo do labirinto), sem contar que coletar bastante itens de energia ajuda também.

lutter-2

De forma geral, apesar de não ser um jogo bonito, Lutter é uma mistura única de dois tipos de jogos que foram bastante populares nos anos 80, dispostos de uma forma que elimina a maiorias das frustrações de ambos os gêneros. Ele parecia meio old-school até mesmo na época em que foi lançado, mas os fãs destes gêneros vão ver que este título é perfeitamente jogável até hoje.

Mais Fotos

Vídeos

Trilha sonora:

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s