Kiki Kaikai (奇々怪界) – Arcade, MSX2, PC Engine, PlayStation 2, Xbox, Windows, Mobile, Plug & Play (1986)
Taito – a empresa por trás de Darius, Power Blade e Bubble Bobble, lançou Kiki Kaikai em 1986. Kiki Kaikai (que significa “Misterioso Mundo dos Fantasmas”) é um shooter visto de cima, na mesma veia do Commando da Capcom, mas com um tema de mitologia japonesa. Para um jogo tão fofinho, ele é surpreendentemente rápido e é geralmente bastante difícil.

Arcade
Sayo-chan é uma jovem miko (sacerdotisa) que parte para salvar os deuses da sorte de um bando de demônios malignos. Ela parte equipada de etiquetas ofuda e de uma varinha oharai, suas únicas armas. Sayo-can atira em seus inimigos, mas o que é diferente em Kiki Kaikai é a habilidade de Sayo de repelir os disparos inimigos e de bater nos inimigos usando sua varinha oharai. Há também outros powerups, que aumentam seu poder de fogo, te permitem parar o tempo e bombas, que ajudam Sayo em sua jornada. Como em muitos jogos do gênero, Sayo só pode levar um único tiro antes de morrer. O objetivo de cada fase é obter a chave que abre a passagem para se chegar ao chefe. Depois disso, você deve entrar na sala do chefe e enfrentá-lo. O jogo está bem longe de ser fácil. Apesar dos controles serem bons, você só pode atirar na direção na qual está se movendo e não existe strafe. Infelizmente isso se aplica à todos os outros jogos da série também.

Arcade
O som e gráficos são ok para a época em que o jogo foi lançado. Ele recebeu uma versão para o MSX2 em 1987, que conta com scroll quadro-a-quadro e um leve downgrade gráfico, mas a maior parte da jogabilidade permaneceu intacta. Uma versão melhor foi lançada para o PC Engine em 1990. Já que o arcade original usava um monitor na vertical, o tamanho da tela não pôde ser recriado perfeitamente para o jogo, mas fora isso a conversão é fiel. A Taito também lançou Kiki Kaikai para celulares e ele também esteve presente no primeiro volume do Taito Memories, sendo também lançado na Europa no Taito Legends 2 para PlayStation 2 e Xbox. No Japão houve até uma versão standalone do jogo para Windows.

Arcade
Em 2006, a Bandai lançou uma série de controles Plug & Play chamados Let’s TV Play Classic. Kiki Kaikai foi lançado no aparelho Taitonostalgia 2. Todos os jogos da série vinham acompanhados de uma versão “remix”, neste caso o Kiki Kaikai: Kakurenbō (奇々怪界 覚蓮坊). Parece ser essencialmente o mesmo jogo, mas desta vez estrelado pelo monge do Bonze Adventure, também da Taito.

Kiki Kaikai: Kakurenbō (Plug & Play)
A versão dos arcades também é conhecida como Knight Boy, que parece ser uma versão bootleg do jogo. Esse nome é particularmente estranho, já que a personagem principal é obviamente uma menina.
Mais Fotos
Comparativo de Fotos
Vídeos
Arcade:
PC Engine:
MSX2: