Especial Kiki Kakai, Parte 3: Pocky & Rocky (SNES)

HG101_logo_SMALLER

Por Emill Morales em 26 de março de 2006

Kiki Kaikai: Nazo no Kuro Manto (奇々怪界 謎の黒マント) / Pocky & Rocky – SNES (1992)

Kiki Kaikai: Nazo no Kuro Manto (“O Enigmático Manto Negro”), é o primeiro jogo de Kiki Kaikai lançado pela Natsume e é o primeiro à ser lançado oficialmente fora do Japão. A história é que Sayo conseguiu deter os demônios e tudo estava bem, até que Manuke, o tanuki (que era o chefe final do jogo original dos arcades) chega correndo, dizendo que ele foi atacado pelos demônios. Ele precisa da ajuda da Sayo e assim eles forma uma aliança para derrotá-los.

A jogabilidade foi bastante aprimorada e este jogo está facilmente entre os melhores “cute’em ups” já feitos, junto com TwinBeeParodius. Agora dois jogadores podem jogar simultaneamente. Você pode escolher entre Sayo ou Manuke. O modo de dois jogadores é bem familiar aos fãs da série Contra, com ação intensa e trabalho em equipe. Quando suas vidas acabarem, você pode usar as vidas do seu amigo para voltar ao jogo. Os controles foram re-trabalhados e você pode atirar segurando ou apertando o botão de cada vez, já que ambos os métodos foram mapeados para dois botões diferentes. A Sayo ainda pode usar a sua varinha oharai, enquanto Manuke usa a sua cauda para atacar os inimigos. Se você segurar o botão  de ataque corpo-a-corpo, você pode carregar o ataque. Com Sayo, ao se soltar o botão lança um ataque rodopiante que pode destruir inimigos e projéteis menores. Já Manuke vira uma estátua, ficando invulnerável por um período limitado de tempo.

duo

Há também um botão para deslizar, que é ótimo para se cobrir grandes distâncias e se desviar de projéteis. Se você acertar seu amigo durante uma deslizada, você o faz deslizar por toda a tela, acertando todos os inimigos nas proximidades. Entretanto, esta técnica gasta a energia de seu amigo. Há também um botão para um ataque que limpa a tela, que deve ser utilizado nas situações mais desesperadas. As bombas são limitadas, é claro – você tem 3 no modo Easy, 1 no Normal e nenhuma no Hard. Existem ao todo seis fases no jogo. Você pode aumentar o seu poder de fogo coletando esferas. Esferas vermelhas tornam os seus disparos de fogo, enquanto as esferas azuis faz com que eles cubram uma área maior. Se você misturar as esferas, seu poder de fogo diminui. Há também um escudo de força e um item “Mad Dog”, que permite que você monte em um animal por um certo período de tempo e atropele os inimigos. Você começa o jogo com quatro unidades de energia e ganha mais um ao terminar cada fase.

O jogo pode ser bastante difícil, mesmo na dificuldade mais fácil. Mas com prática e continues ilimitados, dá pra chegar bastante longe se você jogar com um amigo. Os gráficos foram refeitos em 16 bits e tudo tem um visual colorido e detalhado. A música e os efeitos sonoros não impressionam, mas algumas músicas são bacanas, como o tema de abertura.

A Natsume lançou este jogo nos EUA como Pocky & Rocky em 1993. Com isso, na versão americana, Sayo agora se chama Pocky e Manuke agora se chama Rocky the Raccoon. As etiquetas ofuda foram transformadas em cartas mágicas e a varinha oharai é agora chamada de varinha mágica. Pelo menos isso é melhor que a versão européia, onde toas as cutscenes foram completamente deletadas. Apesar destas mudanças, este jogo é considerado o melhor da série, devido à sua diversão pura e frenética em multiplayer, no estilo de ação dos arcades.

Vídeos

Versão Japonesa:

Versão Americana:

Trilha sonora:

À Seguir: Pocky & Rocky 2!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s