Especial Kiki Kakai, Parte 4: Pocky & Rocky 2 (SNES)

HG101_logo_SMALLER

Por Emill Morales em 26 de março de 2006

Kiki Kaikai: Tsukiyozōshi (奇々怪界 月夜草子) / Pocky & Rocky 2 – SNES (1994)

Traduzido como “O Resgate”, este episódio da série é graficamente igual ao capítulo anterior para SNES. A música tem um clima mais japonês, sendo melhor em muitos pontos. Em termos de jogabilidade, o jogo agora integra alguns elementos de RPG na ação desenfreada dos jogos anteriores. O movimento de deslizar e as bombas se foram, mas existem algumas novidades que tornam este jogo digno de fazer parte da família Kiki Kaikai.

A história começa quando uma princesa (Princesa Luna, na versão americana) é raptava por um grupo de demônios, liderados por uma garota chama Impy, durante um festival. Sayo, acompanhada por Manuke e por dois outros amigos, devem se juntar para resgatar a princesa. Antes da maioria das fases, você pode escolher jogar junto com um amigo ou escolher entre três parceiros: Manuke/Rocky, Takuan/Bomber Bob e Shinobi/Little Ninja. Há também outros Há outros parceiros que você encontra durante o jogo, como Tengy, Scarecrow, Digger e Ottobot, cada um com suas próprias características.

pocky2sfc-charsa

Você ainda dispara cartas e ataca com a varinha, como nos jogos anteriores. Enquanto você controla Pocky, seu parceiro usa seus próprios ataques atrás dela, para ajudá-la. Mas ao apertar o botão A, você pode usar magia. Com magia, você pode aproveitar as diferenças habilidades de seus parceiros, combinando-as com Pocky. Por exemplo, Rocky pode procurar por tesouros escondidos, apertando o botão B. Quando ele bate no peito, fique de olho por pontos de interrogação, e arremesse seu parceiro naquela área para achar itens (os parceiros serão discutidos em detalhes à seguir). Bomber Bob pode pegar rochas e arremessá-las para abrir passagens. Little Ninja pode abrir baús de tesouro trancados sem usar chaves, Tengy pode voar sobre lava e sobre a água, Scarecrow faz Pocky andar de pula-pula, com Digger você pode ir para debaixo da terra e com Ottobot, Pocky pode pilotar um pequeno robô que também pode pegar rochas.

Mas você tem que ter cuidado ao usar magia. Quando o personagem começa à brilhar, aperte o botão A para voltar ao normal, ou você vai levar dano. Falando em dano, Sayo (ou Pocky) não tem uma barra de vida. Ao invés disso, o nível de energia de Pocky é indicado pelo que ela está vestindo. Se ela for acertada, ela fica de shorts e se for acertada novamente, ela morre (ou cai no chão e chora). Para evitar isso, você pode comprar e equipá-la com uma armadura, que te permite levar mais um golpe, num total de 3. Há também orelhas de coelhinho, que você pode comprar e equipar, que também te dá direito à mais um golpe, num total de 4.

pocky2sfc-selecta

Você pode mudar de parceiro durante a fase ao atirar nas bolas de fogo vermelhas que são iguais as que aumentam sue poder de fogo nos jogos anteriores. Com o botão R você pode arremessar seu parceiro contra os inimigos. Quando arremessados contra os chefes, você executa o ataque “Partner Bomber”, que é exclusivo do parceiro escolhido. Após este ataque você precisa esperar alguns segundos para seu parceiro voltar novamente ao jogo. Seu parceiro também tem energia limitada e ele morrer você precisará esperar que ele volte. O jogo tem 9 fases ao todo, sendo que a primeira fase é uma fase de treino que é ótima para iniciantes se acostumarem com a novidades do jogo. Você pode pular esta fase, se quiser.

As fases onde você não pode ter parceiros (e com isso não podem ser jogadas em dois jogadores) são as fases do Mad Dog e do Gordon. Na fase do Mad Dog, você corre montada em um cachorro e deve atirar em tudo que aparece em seu caminho. Na fase do Gordon, você segue sobre um enorme dragão chamado Gordon enquanto seus inimigos tentam te emboscar. Você pode coletar chaves para abrir baús ou portas trancadas e usar dinheiro para comprar equipamento, como um poder de ataque maior, vidas extras e livros com dicas. O jogo também fornece passwords para salvar o seu progresso. Pocky & Rocky 2 é tão diferente de seu predecessor que acaba oferecendo uma experiência bastante diferente. Se você é fã da série e do gênero, você com certeza vai gostar das melhorias.

Vídeos

Versão Japonesa:

Versão Americana:

Trilha sonora:

À Seguir: Kiki Kaikai Advance!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s