Do Outro Lado da Cerca: Beyond Castle Wolfenstein

do-outro-lado-da-cerca

HG101_logo_SMALLER

Por em 5 de outubro

bcw_

Beyond Castle Wolfenstein – IBM PC, Apple II, Commodore 64, Atari 800 (1984)

beyondcastlewolfenstein

Capa

A continuação da Muse Software de Castle Wolfenstein envia você novamente à Alemanha Nazista, desta vez com o objetivo final de assassinar Adolf Hitler. Você começa o jogo no andar mais alto de seu bunker, e deve seguir o seu caminho até o terceiro andar subterrâneo, enquanto procura por suprimentos em armários e por uma maleta cheia de explosivos que um membro da resistência escondeu para você, para que você a coloque do lado de fora da sala de reuniões do Fuhrer. Você começa o jogo disfarçado de oficial alemão, então você deve desde o começo (e o máximo que você conseguir) manter as aparências, mostrando os seus passes para quaisquer guardas que os pedirem (ou suborná-los, se você não tiver o passe correto).

beyondcastlewolfenstein-appleii

Apple II

Sua missão: eliminar Hitler.

Beyond Castle Wolfenstein é um tanto mais complicado e complexo que o seu predecessor, levando-se em conta que ele teve mais um ano para ser trabalhado. Ao invés de baús e ter que arrombá-los contra o relógio, você deve saquear armários de suprimentos, que geralmente não estão trancados, mas às vezes estão equipados com travas de combinação que você precisa decifrar manualmente, usando o teclado numérico (o que é possivelmente o primeiro mini-game de abertura de fechaduras). Você usa as teclas numéricas de 0 a 9 para tentar adivinhar a combinação; se você acertar o primeiro dígito, você ouvirá um click. Então você tenta o próximo dígito e ouvirá outro click –  mas se você errar o segundo ou o terceiro dígitos, a fechadura reinicia e você terá que recomeçar desde o primeiro dígito novamente. Estes armários podem conter munição, kits de primeiros socorros, álcool, obras de arte, dinheiro, passes para mostrar para os guardas ou outros itens inúteis, como cabideiros.

Agora existem um sistema de energia no jogo, enquanto antes um tiro podia aleatoriamente te matar ou não. Se você for ferido, você se move mais lentamente que o normal, como se estivesse mancando. Encontrar em usar kits de primeiros socorros resolve este problema; se não você fica completamente vulnerável se os guardas estiverem atrás de você.

beyondcastlewolfenstein-c64-1

C64

O mais importante para se ir longe em BCW é manter o seu disfarce o máximo de tempo que puder. Você geralmente está livre para percorrer o bunker, mas os guardas podem te chamar e exigirem ver o seu passe. Existem cinco passes que você pode carregar durante o jogo e quando um guarda te pede para vê-los, você deve pressionar um número de 1 a 5 para mostrá-lo. Os guardas não te dizem qual é o passe você precisa; se você mostrar o passe errado, eles o tomam de você exigem seu passe novamente. Se você acha que não tem o passe correto, você pode apertar a tecla “M” (“Money”) para suborná-los e te deixarem passar. Você também pode subornar os guardas sentados em escrivaninhas para extrair informações deles, que geralmente são coisas vagas como “USE SAUERKRAUT TO JAM LOCKS.”

beyondcastlewolfenstein-c64-2

C64

Se você acidentalmente alertar um guarda (ao falhar em apresentar o passe correto algumas vezes seguidas, disparar sua arma ou ignorar um guarda que te chamou  com um “Come here!”) o alarme é disparado e os guardas começam à te procurar pelo bunker até você desativá-lo. Você pode tentar “limpar” alguma bagunça que você causou arrastando os corpos (apontando sua arma para um guarda morto e apertando Espaço vai arrastá-lo até onde você estiver, daí você pode revistá-lo apertando Espaço novamente) e escondendo-os em cantos onde os guardas não costumam patrulhar. Também é possível se matar os guardas silenciosamente, se você encontrar a adaga, apontá-la para um guarda e correr em sua direção pelas costas. Isso é difícil de se fazer em alguns guardas, pois se eles estiverem voltados para você quando colidirem, você é preso e precisa recomeçar o bunker.

beyondcastlewolfenstein-c64-3

C64

Quando você encontra a bomba em um armário, seu timer se inicia automaticamente e você tem 1000 segundos (in-game) para chegar ao seu destino, senão ela irá explodir, te matando e destruindo o bunker, e um novo será gerado. Se você achar a bomba, é talvez melhor não pegá-la ainda e fazer um mapa de onde ela está, para voltar mais tarde. Também é possível reiniciar o timer da bomba, mas isso deve ser feito longe da vista dos guardas, senão eles soarão o alarme imediatamente.

Se você conseguir destruir a sala de reuniões e matar Hitler, você receberá uma promoção para um rank maior e os bunker gerados deste ponto em diante serão mais difíceis, mas há a opção de se escolher um mais fácil sem ter que voltar ao rank inicial de “Resistance Fighter”. Como no jogo anterior, se você é preso ou morto, o mesmo bunker é reutilizado até você completá-lo ou ou novo ser gerado.

beyondcastlewolfenstein-pc-2

IBM PC

Assim como Castle Wolfenstein, Beyond Castle Wolfenstein foi lançado para os computadores 8-bit da Atari, Apple II+, Commodore 64 e IBM PC. A versão para PC tem os melhores visuais, com os personagens desenhados usando as três cores disponíveis em  CGA (neste caso azul, magenta e branco),havendo suporte para monitores de vídeo composto para cores melhores. Agora os uniformes nazistas parecem com os de verdade, com cinto e faixa sobre o ombro, ao invés deles usando capacetes e camisetas com suásticas desenhadas. A versão para Apple II também conta com estes gráficos novos, mas naturalmente não os mostra tão claramente. As versões para Atari e Commodore usam os mesmos gráficos antigos do Castle Wolfenstein. A versão para Atari não contém as vozes sintetizadas (que por sua vez são mais claras que as da versão original, graças às melhorias feitas por Silas Warner no sistema “The Voice”).

[Não-oficial] Beyond Beyond Castle Wolfenstein – Apple II (1984)

beyondbeyondcastlewolfenstein-1

Beyond Beyond Castle Wolfenstein

Na época, alguns fãs do Apple II faziam tributos aos seus jogos favoritos fazendo “filmes” deles. Beyond Beyond Castle Wolfenstein é uma animação que imita bem alguém jogando Beyond Castle Wolfenstein – até certo ponto. O “jogador” gasta todo o seu dinheiro subornando os guardas, até que ele chega o ponto de tentar subornar um usando um cartão de crédito, o que o faz ser preso e jogado na prisão.

beyondbeyondcastlewolfenstein-2

Beyond Beyond Castle Wolfenstein

Os nazistas cometem o erro de lhe permitir uma ligação telefônica, que ele usa para chamar os “RESCUE RAIDERS: Video Game Mercenaries”. Eles respondem ao chamado enviando outros personagens famosos dos vídeogames, como o Avatar de Ultima, os Space Invaders, um fantasma do Pac-Man e finalmente a USS Enterprise, que destrói o castelo com seus phasers e salta no hiperespaço.

beyondbeyondcastlewolfenstein-4

Beyond Beyond Castle Wolfenstein

É uma comédia pastelão que não dura mais que alguns minutos (apesa de ocupar os dois lados de um disquete), mas certamente é algo divertido de se conferir.

beyondbeyondcastlewolfenstein-3

Beyond Beyond Castle Wolfenstein

Vídeos

Apple II:

IBM PC:

C64:

Atari 800:

Beyond Beyond Castle Wolfenstein:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s