Especial Ys, Parte 2: Ys I

Por Kurt Kalata e, 15 de agosto de 2017

Ys (イース): Ancient Ys Vanished Omen / Ancient Land of Ys – PC-88, PC-98, X1 Turbo, FM-7, MSX2, IBM PC, Apple II GS (21 de Junho de 1987)

Capa MSX2

O jogo original de Ys começa com Adol na ilha de Esteria, onde ele tem que desvendar o mistério de uma terra desaparecida. Com a ajuda de uma misteriosa vidente, Adol aprende sobre seis sacerdotes e duas deusas, que governaram a terra de Ys. Aparentemente, ao se reunir os livros deixados por estes sacerdotes, seria possível desvendar os segredos deste continente flutuante. Além disso, várias calamidades estão acontecendo, com monstros à solta, relatos sobre um misterioso homem com uma capa negra e o misterioso desaparecimento de artefatos de prata. Naturalmente, cabe à Adol investigar.

Ys (PC-88)

Ao longo do caminho, você vai acabar encontrando os descendentes dos sacerdotes, encontrar as deusas e descobrir por que existe uma enorme cratera no meio da ilha.

Personagens

Feena

Uma garota com aparente amnésia que Adol encontra trancada nos subterrâneos de um templo. Após isso, ela fica hospedada na casa de Jeba, uma anciã da vila de Zepik. Como se descobre mais tarde, Feena é na verdade uma das duas deusas de Ys.

Reah

À princípio, Reah (também chamada de Lair ou Leah em algumas traduções) parece ser uma poetisa que está procurando por sua gaita perdida. Ela é na verdade a outra das duas deusas de Ys.

Sara

A vidente que faz Adol começar suas jornada para encontrar os seis livros de Ys. Ela é morta lá pela metade do jogo, pelo menos no jogo original e mais tarde no remake da Falcom. Na versão para TurboGrafx-16 ela é simplesmente raptada, mas ainda assim Adol nunca mais à vê novamente. Mas sua família se mantém proeminente em Esteria: sua tia Jeba deixa Feena ficar hospedada em sua casa após a deusa ter sido libertada de sua prisão e seu primo Goban lidera a gangue local de nobres ladrões.

Goban

Primo de Sara e líder da gangue local de nobres ladrões. Ele não faz muita coisa no primeiro jogo além de permitir que Adol entre na Darm Tower, mas ele retorna em Ys II e Ys IV.

Luta Gemma

No Ys I original, ele aparece quase no fim do jogo – Adol o encontra numa cela de prisão dentro da Darm Tower, onde Luta, ou Luther, o ajuda à vencer algumas armadilhas e quebra-cabeças. Mas em Ys Eternal os jogadores podem acabar conhecendo-o antes, ao resgatá-lo de um ataque de monstros no campo. Sendo descendente de um dos sacerdotes de Ys, ele retorna no final do segundo jogo.

Raba

Um ancião que também se aventurou pela Darm Tower, juntamente com Dogi e Luta. Ele conhece muito sobre a mitologia que cerca Darm Tower e a terra desaparecida de Ys.

Dark Fact

Ele também tem vários nomes diferentes, dependendo da tradução (entre outros nomes estão “Dark Dukt” e “Dulk Fukt”). Ele também é um dos descendentes dos sacerdotes de Ys – além de ser o vilão, caso você não terna se tocado disso ao ver os chifres.

Ys (PC-88)

O primeiro jogo da série Ys é incrivelmente curto. Existe apenas um overworld bem pequeno, com duas cidades e três dungeons. O maior problema do jogo é a quantidade de idas e vindas que você precisa fazer. Claro, o mundo é pequeno, mas gasta-se muito tempo indo e voltando entre as cidades, coletando-se os itens necessários para de destravar a próxima parte da sua missão. Existem uns poucos chefes, mas eles são bem chatos de se enfrentar e exigem bastante grinding para serem derrotados – que daí então os torna muito fáceis de se vencer. Além disso é difícil saber onde estão os seus pontos fracos, logo é meio na sorte que você o acerta ou leva dano ao invés disso. Mas a luta final é incrivelmente bacana, sendo travada acima de noite estrelada, enquanto parte do piso desabam mostrando o céu abaixo. E a última dungeon – uma enorme construção de 25 andares, chamada Darm Tower – é tão grande que dura quase metade do tempo total de jogo. Que em si leva ao todos cerca de quatro a cinco horas.

Ys (PC-88)

O combate ainda é muito simplista – além das usuais espadas, escudos e armaduras mais fortes que podem ser obtidas, o único elemento que muda algo e te dá alguma escolha tática são os anéis mágicos que Adol pode encontrar pelo caminho. Estes podem aumentar seu ataque ou defesa, permitir que você recupere energia dentro das dungeons ou faça os inimigos se moverem mais devagar. Itens secundários são escassos, sendo que a maioria deles são coisas que você deve levar de um NPC à outro. O único realmente útil é a Mask of Eyes (Máscara de Olhos), que torna sua visão cinza, permitindo que Adol veja passagens secretas, mas também torna os inimigos invisíveis enquanto ativada.

Ys (PC-88)

De forma geral, Ys I parece ser apenas um prelúdio do jogo real – Ys II: The Final Chapter que, obviamente, está longe de ser o capítulo final.

Ys (PC-88)

Fotos (MSX2)

Vídeos

Playlist com o gameplay completo no MSX2:

Playlist com o gameplay completo no PC-88:

Playlist com a trilha sonora do MSX2:

Trilha sonora do PC-88:

À Seguir: Ys II!

2 comentários sobre “Especial Ys, Parte 2: Ys I

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s