Especial International Karate, Parte 1: Karate Champ

Karate Champ / Karate Dō (空手道) / Two Player Karate Champ / Karate Champ: Player vs Player / Taisen Karate Dō (対戦空手道) – Arcade, NES, Famicom Disk System, Apple II, Commodore 64, PlayStation 2, iOS (1984)

Desenvolvido pela Technos e lançado pela Data East, Karate Champ é para o Yie Ar Kung-Fu o que o Virtua Fighter é para o Street Fighter IIKarate Champ e Yie Ar Kung-Fu foram meio que os responsáveis por estabelecer as bases dos jogos de luta no Japão e ambos foram influências diretas em tudo que veio depois deles e antes do Street Fighter II. Mas apesar disso, Karate Champ é ainda mais primitivo que Yie Ar Kung-Fu.

Karate Champ

O jogo é controlado com dois joysticks e sem nenhum botão. O joystick da esquerda é para o movimento. Ao segurar o joystick da direita em alguma direção (ou utilizando-se de ambos os joysticks) é que se executa os ataques. Os joysticks devem permanecer apontados para as direções escolhidas até o fim da animação, senão o personagem voltaram à sua posição padrão. De certa forma isto faz com que este seja o primeiro jogo com alguma forma de “move cancelling”, mas isso não permite que golpes sejam cancelados executando-se outros golpes em seu lugar, então não é exatamente igual ao que o termo se refere hoje em dia. Este também é o primeiro jogo onde pode-se defender ao segurar o joystick da esquerda para trás, mas isso é algo difícil de executar e não é confiável. Ao invés de uma barra de energia, cada ataque que atinge o oponente te dá um ponto ou meio ponto. O primeiro lutador que conquistar dois pontos vence o round. O lutador que vencer dois rounds primeiro é o vencedor da luta.

Karate Champ

Após cada luta, se segue um destes três desafios: esquivar-se de objetos que voam pela tela, quebrar todas placas de madeira/blocos de gelo/blocos de concreto, ou nocautear um touro que corre em sua direção. Há também um tutorial, que demonstra os golpes e permite que você os pratique antes da primeira luta começar.

Player vs. Player

Os dois karatekas são idênticos entre si, sendo lutadores genéricos de karatê, sendo que um deles usa um karate-gi branco, enquanto o outro veste um vermelho. Este padrão se repetiu em vários outros jogos de luta seguintes, como no Ryu e Ken do Street Fighter. Os gráficos são meramente funcionais e estão ali simplesmente para cumprir a sua função. Há algumas vozes digitalizadas, permitindo que o juiz diga aos personagens para lutar e declarar o vencedor ao fim da luta.

Karate Champ

Karate Champ: Player vs. Player marca a primeira vez que um um jogo de luta recebeu uma versão de upgrade. Sua maior novidade, como o título já denuncia, é um novo modo para dois jogadores. Fora isso, há uma detecção de hits um pouco diferente, assim como mudanças na inteligência artificial do oponente. O jogo conta com alguns cenários novos e uma garota pela qual os lutadores se enfrentam(?) que aparece antes e depois de cada luta.

Player vs. Player

As duas versões de Karate Champ são tão similares que geralmente são confundidas uma com a outra. A Data East até lançou conversões de Player vs Player chamadas simplesmente de Karate Champ. Falando nisso, todas as versões domésticas da época são horríveis. A versão para Commodore 64 é a mais fiel delas, apesar dos controles terem sido alterados para um sistema de direção+botão, obviamente, como nos demais jogos de luta para computador. Além disso a detecção de hits é falha e não faltam as vozes digitalizadas. A versão para Apple II não possui as fases de bônus, algo que o jogo deixa bem claro já na tela de abertura. A versão para NES é a única que manteve os samples de voz, mas só a fase de bônus com os objetos voando pela tela está presente. O sistema de controle usando os direcionais dos dois controles é um pouco contra-intuitivo, já que quase não há animações nos personagens e tudo parece muito lento. Todos os gráficos de fundo desta versão são novos.

Player vs. Player

Uma versão perfeita do arcade foi lançada no Japão na coleção Oretachi no Gēsen Zoku para PlayStation 2. Além disso o jogo conta com duas versões na Appstore do iOS.

Karate Champ

Apesar de praticamente todo jogo de luta antes dele ter caído na obscuridade, deixando o futuro deste gênero de jogo incerto, Karate Champ acabou se tornando um sucesso internacional e foi o título que realmente colocou os jogos de luta no mapa. O jogo até aparece sendo jogado no filme O Grande Dragão Branco (Bloodsport) pelos atores Jean Claude Van Damme e Donald Gibb.

Comparativo de Fotos

Vídeo

Arcade
C64
Apple II
NES
Publicidade

Um comentário sobre “Especial International Karate, Parte 1: Karate Champ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s