Especial International Karate, Parte 3: International Karate

International Karate / World Karate Championship – Commodore 64, Amstrad CPC, Commodore Plus/4, ZX Spectrum, MSX, Atari ST, IBM PC (1985)

International Karate é uma cópia descarada de Way of the Exploding Fist. Curiosamente, versões em desenvolvimento acabaram sendo mostradas antes do jogo da Melbourne House ser lançado, mas ele foi adiado várias vezes e o produto final parece suspeitosamente familiar.

C64

Quase não existem diferenças entre este jogo e o Exploding Fist. Ambos tem exatamente a mesma jogabilidade. Até os lutadores parecem usar as mesmas sprites, redesenhadas. A única diferença óbvia que distingue International Karate de seu predecessor são os gráficos de fundo, que levam o jogador à localidades famosas ao redor do mundo, fazendo jus ao nome do jogo. Todas as grandes franquias de jogos de luta giram em torno de algum torneio internacional de artes marciais, seja em  Street FighterThe King of FightersVirtua Fighter ou Tekken, sendo foi aqui que isso começou. Existem ao todo oito cenários diferentes, em comparação com os quatro de Exploding Fist. A música foi composta por Rob Hubbard, um compositor bem popular entre os fãs das músicas do C64. Ele mais tarde seria responsável pelas trilhas sonoras de Bangkok KnightsBudokanSkate or DieRoad Rash.

C64

Ironicamente, não foi a Melbourne House, a editora responsável pelo Exploding Fist quem processou o International Karate, mas sim a Data East. A distribuidora de Karate Champ entro em litigância contra a Epyx depois que eles lançaram o jogo da Melbourne House com o nome de World Karate Championship nos Estados Unidos. A corte primeiramente decidiu que o jogo infringia o copyright da Data East e ordenou que a Epyx recolhesse o produto. A Epyx apelou da sentença e a o veredito final foi que a maioria das similaridades entre os jogos se dá por ambos serem uma simulação de karatê e devido às restrições tecnológicas, International Karate não estaria oficialmente infringido o copyright de Karate Champ. As similaridades listadas foram as seguintes:

A. Cada jogo conta com quatorze golpes.
B. Cada jogo tem opção para dois jogadores.
C. Cada jogo tem opção para um único jogador.
D. Cada jogo tem um salto para frente e para trás e movimentos que viram o personagem.
E. Cada jogo tem um soco reverso agachado onde o calcanhar não toca o solo.
F. Cada jogo tem um golpe de gancho para cima.
G. Cada jogo tem um chute com de voleio com a perna traseira.
H. Cada jogo tem um chute de lado saltando.
I. Cada jogo tem um chute baixo.
J. Cada jogo tem uma posição de andar para trás.
K. Cada jogo tem cenários de fundo que mudam.
L. Cada jogo tem rounds com contagem regressiva de 30 segundos.
M. Cada jogo se utiliza de um juiz.
N. Em cada jogo o juiz diz “begin,” “stop,” “white,” “red,” que é mostrado num baão de história em quadrinhos.
O. Cada jogo dá 100 pontos de bônus por cara segundo restante.
(fonte)

A única coisa que pode ser ligada diretamente ao Karate Champ são as fases de bônus. Em uma o jogador deve evitar vários objetos voando pela tela, como no clássico da Technos. O outro é um desafio de quebrar tijolos, mas o único requisito parece ser apertar o botão do joystick uma única vez e o mais rápido possível, assim que o juiz dá o sinal.

C64

Apesar de ser uma cópia direta de Exploding FistInternational Karate se tornou muito mais popular. O jogo não só tinha gráficos e som melhores, mas também era muito mais balanceado que Exploding Fist, onde era possível enganar o computador com o mesmo golpe infinitas vezes. Este era um dos jogos de luta mais populares fora do Japão, até a chegada do Street Fighter II.

C64

As versões variam imensamente. A versão para computadores Atari 8-bit está no meio do caminho em temos de som e visual. A versão para o ZX Spectrum é a pior em todos os aspectos. A versão para o Amstrad CPC é ruim ao ponto de não ser jogável. As versões para MSX e IBM PC não são muito melhores. A versão para Commodore 64 é a melhor em 8 bits.

MSX

A versão para o Atari ST pode ser considerada praticamente um remake. Ela é muito mais detalhada, mas troca a estética original do jogo por um visual mais cartunesco. Além dos personagens terem narizes e orelhas muito mais pronunciados, eles também tem algumas reações cômicas dependendo da parte do corpo em que forem golpeados. Todos os gráficos originais foram redesenhados e alguns cenários foram juntados, abrindo espaço para alguns novos, somando-se um total de 10 fases. Alguns até receberam espectadores, como a guarda real em Londres e dançarinas fazendo topless no Havaí.

Como um todo, International Karate é um jogo bastante decente. É provavelmente melhor que Exploding Fist, graças aos controles melhores e o melhor balanceamento.

Comparativo de Fotos

Mais Fotos

Vídeos

C64
Atari 8-bit
IBM PC
Commodore Plus/4
MSX
Atari ST
ZX Spectrum
Amstrad CPC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s