Mais alguns jogos que não conseguimos jogar (Idade das Trevas dos JRPGs)

jrpgs

HG101_logo_SMALLER

Por em 16 de maio de

poibos-02__

Tokugawa Ieyasu 1. Shounen hen (徳川家康 1.少年編) – MZ-700, FM-7 (1983)

tokugawa-mz700-01

Este é supostamente um jogo bem dos primórdios, que deixamos passar na nossa primeira bateria de jogos. Como o número no nome dá a entender, este deveria ser o início de uma série de jogos cobrindo a vida do famoso (ou infame) general Tokugawa. Este primeiro episódio foca em sua juventude, mas fica fácil perceber que o jogo não leva as coisas de uma forma realmente histórica, com o jovem Ieyasu enfrentando monstros desenhados usando-se caracteres de texto. Aparentemente existe uma segunda parte, que um jogo mais de estratégia, tratando da ascensão de Tokugawa como general, mas este parece ser um título ainda mais obscuro que este RPG.

Poibos Part 1 (ポイボスPart1) – PC-88, X1, FM-7 (1983)

Poibos Part 1 – nunca houve uma parte 2 – é famoso por ser provavelmente o primeiro RPG japonês com uma temática de ficção científica. O anúncio claramente evoca Star Wars.

poibos-00

Mas a pequenina janela de gráficos não entrega muito sobre a ambientação do jogo. No caso dos gráficos minimalistas não terem deixado claro, o jogo é mostrado em uma visão aérea da superfície do planeta, onde o jogador (o herói começa sozinho mas pode recrutar companheiros mais tarde) pode move-se livremente.

poibos-03

À cada poucos passos acontece um encontro aleatório, que oferece algumas opções mas parece sempre acabar em combate ou no jogador fugindo. As chances estão sempre fortemente contra o jogador e parece impossível sobreviver à mais que dois encontros. Sem nenhuma forma óbvia de se recuperar energia ou de se encontrar companheiros antes de morrer, esta acabou sendo uma aventura bastante curta.

poiboswin-02

Por volta da virada do milênio foi lançado um remake feito por fãs de Poibos Part 1, que oferece um pouco mais de esperança com seleção do nível de dificuldade. Mas como o jogo foi feito para sistema operacional em japonês e para versões antigas do Windows, ele travou todas as vezes ao ocorrer um encontro aleatório.

Parallel World (パラレルワールド) – X1, PC-88 (1983?)

parallelworld

Parallel World é famoso por ser o primeiro RPG publicado pela Enix, apesar da equipe que mais tarde faria o Dragon Quest não ter nenhuma participação nele. Este também é o único RPG que foi primeiramente programado para o Sharp X1, que entre os os usuários japoneses era mais conhecido por suas versões de jogos arcade. Ele foi programado sozinho por Toshiyuki Nagase, e na parte de trás da caixa está escrito anunciado como “Um RPG de verdade, com 26 verbos, 100 personagens, 10 tipos de monstros, 20 tipos de comida, 26 espadas, 26 cristais, 21 dungeons e 100 doenças”, onde o jogador pode viajar entre sete mundos paralelos.

parallelworld-02

Encontramos uma imagem de fita da versão para PC-88, mas o único emulador que tem suporte à arquivos de fita trava logo após a tela de título (que contém esta mensagem hilária: “Loading Data. Por favor aguarde 15 minutos”).

parallelworld-01

A tape image of the PC-88 version could actually be found, but in the only emulator that supports tape image files, it crashes right after the title screen (which contains the hilarious message: “Loading Data. Please wait 15 minutes”).

Bounded (バウンドット) – PC-88 (1983)

bounded

Bounded, feito pela pouco conhecida Nihon Micom, parece ser um RPG de fantasia típico, mais uma vez usando uma interface baseada em adventures de texto e apenas uma pequena janela de gráficos. Não conseguimos achar uma imagem de disquete dele, logo não há mais o que se dizer. Os screenshots abaixo dizem se tratar de um  “vol. 2”, mas não fazemos idéia do que isso realmente significa, já que os bancos de dados japoneses parecem listá-lo como um único título.

Grand Cross (グランドクロス) – PC-88, FM-7 (1984)

grandcross

Outro jogo bastante difícil de se encontrar, desta vez feito pela Xtal Soft, que encontraremos várias outras vezes ao longo desta série. Parece ser um dungeon crawler de ficção científica, com uma pegada mais adventure.

Super Dangeon – PC-88 (1984)

superdangeon

Lançado pela Fuji Onkyou RAM (sim, nós também nunca ouvimos falar deles), este jogo com o título hilariamente mal-escrito é um dungeon crawler em wireframe. Novamente, isso é tudo que sabemos.

Kamen Rider (仮面ライダー) – PC-88, FM-7 (1984)

kamenrider

Kamen Rider é obviamente baseado no famosíssimo programa de tokusatsu. O jogo feito em parceria com a Bandai parece ser um dungeon crawler bem típico, mas com sprites enormes mostrando o herói e seus inimigos lutando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s