Seiken Densetsu (Idade das Trevas dos JRPGs)

jrpgs

HG101_logo_SMALLER

Por em 26 de maio de

seikendensetsu-

Seiken Densetsu (聖剣伝説) – PC-80 (1983)

Não, este jogo não tem nenhuma relação com a popular série Mana da Square, apesar do título idêntico em japonês. Este aqui na verdade foi feito pela Compaq – pois é, eles publicaram alguns jogos nos anos 80 – e assim como Dungeon é bastante inspirado nos primeiros jogos da série Ultima.

Depois de criar seu personagem (você pode distribuir um certo número de pontos como quiser entre Força, Agilidade, Carisma, Sabedoria e Inteligência), você é deixado neste ponto do mapa. Até para se locomover é um sofrimento, pois você precisa apertar “M” antes de cada passo. Isso é ainda mais irritante no laptop que estou usando para jogar, pois eu tenho que alternar o teclado entre o modo numérico e o modo “normal” para cada passo.

seikendensetsu-01

O combate é estranho pra caramba, mas ao mesmo tempo interessante. Sempre que você é confrontando por um “exército” aleatório, você escolhe o número de rounds que deseja lutar, antes que os oponentes comecem à se bater. Se você digitar “100,” serão 100 rounds, se você digitar “1,” será apenas um, e assim por diante. Se você estiver com medo de perder a luta, digitar um número baixo pode ser uma boa idéia, mas você só recebe os espólios do combate se eliminar o inimigo completamente (o que geralmente leva 10 hits). O problema? Mesmo se os inimigos forem os mesmos que você já enfrentou antes, sua força flutua absurdamente. Estranhamente, o jogo não acaba quando você perde todos os seus hit points, mas você ficará travado na próxima luta, pois você não pode digitar “0”, mas também não pode digitar mais que o seu número atual de hit points.

seikendensetsu-07

Eu não se se este jogo tem alguma dungeon, mas ele tem cidades e castelos, que cabem em uma única tela, como no primeiro Ultima.

seikendensetsu-02

Obviamente, nas cidades você pode se equipar. Parece que todas as armas e armaduras que você compra são equipadas automaticamente, mas não sei ao certo se elas se acumular… “Trans” é para transporte, e você pode comprar uma bicicleta, um cavalo, um bote, uma carroça, um carro, um barco ou um tapete mágico. Na “Loja” você consegue fósforos, tanques d´água, equipamento de pesca e barracas. A coisa mais estranha é que uma vez que você escolher “Comprar”, você não pode desistir da compra. Como outra loja sugere, você consome comida, mas o jogo é bastante generoso nisso. Você começa com 100 unidades, e leva bastante tempo até que isso acabe. Eu nunca consegui fazer nada no bar.

seikendensetsu-03

No castelo você pode visitar o rei – se você saber a senha, o que eu não sei. Continuando…

seikendensetsu-09

Cruzando o rio no meu bote. O bote desaparece após um único uso.

seikendensetsu-10

Ao sul do rio eu encontrei estes caras, mas fora isso tudo parece o mesmo.

seikendensetsu-04

“Eu sou uma bruxa. Eu pus a princesa para dormir com a minha magia. A forma de abrir a porta branca é *Kasumaeramoterei*”.

seikendensetsu-08

Esse cara exige uma “magia de ação”, que obviamente eu não conheço. Ele é branco, mas não se parece com uma porta…

seikendensetsu-06

Zanzando pelo mapa acabei encontrando esse cara, que fica reaparecendo sem parar. Ele tem algum tipo charada: “Um relógio que está 7 minutos atrasado mostrava 7 horas em ponto à 7 minutos atrás”. Mas eu não consigo digitar a resposta correta, pois a tecla para o caracter que eu preciso – o que parece (“), que torna as consoantes leves, transformando T em D e S em Z – pelo jeito não está mapeada no meu teclado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s