Jewel Master (Mês do Mega Drive)

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Jewel Master (ジュエル・マスター) – Mega Drive (1991)

Jewel Master (não confunda com a série de puzzle games de mesmo nome) é um jogo de ação lateral que saiu bem cedo para o SEGA Mega  Drive, antes dos dias do Sonic the Hedgehog, quando a biblioteca do console consistia basicamente de conversões dos arcades e projetos internos da fabricante. Ele prometia de destacar do resto com uma mecânica de jogo exclusiva, mas desperdiçou este potencial, se tornando nada mais que um péssimo jogo de ação.

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O jogo começa com um prólogo que conta a história do jogo, de como os Doze Mestres dos Elementos tentaram e falharam em impedir que o demônio tirano Jardine o Louco e suas forças infernais conquistasse o pacífico reino de Mythgard, mas a maioria dos detalhes são deixados de fora. Se você lero manual de instruções, você descobrirá que você é o “Jewel Master”, um herói sem nome que deve atravessar Mythgard, enfrentando monstros pelo caminho e encontrando anéis mágicos que te dão poderes especiais, para derrotar Jardine de uma vez por todas.

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Jewel Master é um jogo de ação lateral que tem um foco forte na ação, controles duros e ondas de inimigos para você vencer, sendo tentador compará-lo aos primeiros jogos da série Castlevania. Entretanto, esta comparação tem que levar em conta duas características distintas. A primeira é que Jewel Master tem como foco anéis mágicos. Usar um anel em sua mão esquerda ou direita te dá uma magia, que geralmente é um ataque (espada de fogo, por exemplo). Mas você pode usar dois anéis em cada mão, e equipar um anel diferente muda as propriedades deste ataque (por exemplo, usar um anel de velocidade e um anel de fogo na mesma mão te permitem soltar bolas de fogo).

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Esta é uma idéia inteligente que encoraja o jogador a experimentar, misturando os anéis em combinações diferentes e descobrir os ataques ou habilidades são melhores para enfrentar cada tipo de inimigo, mas infelizmente é pouco desenvolvida. Existem apenas quatro tipos básicos de magia (fogo, água, terra e velocidade), e a maioria dos anéis que você encontra são apenas versões mais poderosas destes tipos básicos. Com isso, Avocê acaba ficando usando os dois mesmos ataques durante todo o jogo, só trocando de anéias para aumentar o seu poder.

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A outra diferença é que os primeiros Castlevanias são jogos de ação bem feitos, que forçam o jogador a pensar e jogar com cautela. Os controles duros são algo com o que se acostuma, e as armadilhas e inimigos foram pensados em relação à estes controles, e o jogo pode ser completado se você agir com cuidado e deliberadamente (ou se você não quiser ouvir a musiquinha de morte novamente, o que você preferir).

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Jewel Master é um jogo onde não precisa se pensar em nada, e para vencer suas fases mais simples, basta seguir em frente atacando sem parar. A maioria dos inimigos ague da mesma forma; investindo em direção ao jogador ou disparando um ataque à distância em sua direção; logo não há diferença em como enfrentá-los. Você nem pode evitá-los ou se esquivar de seus ataques, já que seus saltos não cobrem a distância ou altura necessários para evitar que você caia sobre eles, e agachar-se é completamente inútil, já que os projéteis são grandes o suficiente para ainda acertar você.

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Não nenhum senso de estratégia para se evitar estes problemas, então mesmo na dificuldade mais baixa você terá que seguir pra frente com tudo e torcer pelo melhor. Há uma boa chance de que você não consiga ir muito longe, já que não existem checkpoints a menos que você chegue até a próxima seção (e cada uma leva de 3 a 5 minutos para ser atravessada). Isso mesmo: se você morrerem qualquer ponto, até mesmo numa luta contra um chefe, você é levadode volta ao começo daquela seção.

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No grande panteão dos jogos do Mega Drive, existem exemplos muito melhores que Jewel Master em termos de design de fases interessante, muita ação e ótima diversão. Existem também melhores exemplos em relações ao visual. Com as cores dos inimigos frequentemente se misturando às cores do cenário, design de personagens competentes mas sem inspiração, e uma animação muito básica, os gráficos são no máximo medíocres.

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Na verdade, a única coisa boa em Jewel Master é a sua trilha sonora, que consiste em faixas de rock, no nível dos melhores jogos para Mega Drive, com a ocasional faixa ambiente de orquestra nas fases mais misteriosas. Este foi o primeiro jogo do compositor Motoaki Takenouchi, que mais tarde faria as músicas dos jogos da série Shining Force, e esta é uma grande estréia! É realmente uma pena que o jogo seja uma droga.

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