Fight! Batten Tanuki no Daibouken

HG101_logo_SMALLER

Por 27 de maio de

batten

Batten Tanuki no Daibouken (ばってん タヌキ の 大冒険) – MSX, PC-88, X1 (1985)

cover2

Capa

A capa do Batten Tanuki no Daibouken (“A Grande Aventura do Tanuki Batten”) da Technosoft tem a foto de um lindo guaxinim  (“batten” é uma palavra conjuntiva única do dialeto Kyushu que significa algo como “entretanto”, dando ao título um charme meio folclórico). É um jogo fofinho, que disfarça muito bem o tipo de ação insana e frustrante da jogabilidade em si.

Batten-Tanuki-no-Daibouken-1985-Tecno-Soft-J-a1_0008

MSX

A história se passa em uma floresta, onde o malvado Conde Lobo raptou todas as criaturas, com exceção de uma velha coelha. Um guaxinim guerreiro de fora daquelas terras e treinado em kung-fu por acaso passava por ali, logo a coelha velhinha lhe implora que use sua força para encontrar o Castelo do Lobo e resgatar todos os moradores da floresta.

Batten-Tanuki-no-Daibouken-1985-Tecno-Soft-J-a1_0001

MSX

O jogo ser apresenta como um brawler de plano único, onde você soca macacos, flamingos e outras criaturas a floresta, mas é um pouco mais complexo que digamos, o Kung Fu Master, da Irem. Isso não imediatamente aparente, mas o mundo do jogo é bastante grande e complexo, que dizem conter mais de 400 telas. O mundo todo é disposto em uma matriz, com vários caminhos horizontais que são posicionados em paralelo uns aos outros. À medida que você avança pelas fases, você encontra setas que representam pontos por onde você pode ir para outras áreas.Mas isso não fica totalmente óbvio quando você o faz, pois não há nada que indique que você mudou de caminho, à menos que você ande em uma direção diferente e veja alguma mudança no cenário. Sim, mas vários outros jogos já usaram esta estrutura tem coisa como portais, que pelo menos deixam claro que você foi para algum outro lugar.Há um item no começo do jogo que mostra um mapa na tela, mas ele só mostra uma vaga posição sua como um pontinho na tela, esperando que você mapeie o jogo em si por conta própria. Você precisa achar várias chaves e itens, deixar seu herói mais forte e encontrar Castelo do Lobo para poder terminar o jogo.

Batten-Tanuki-no-Daibouken-1985-Tecno-Soft-J-a1_0000

MSX

O jogo em si já é confuso, mas ele fica infinitamente mais difícil elo fato da ação ser muito mal implementada. O seu herói guaxinim pode até saber artes marciais, mas ele não é muito bom nelas, pois seus ataques não tem alcance algum, tornando difícil de acertar algo sem receber dano ao mesmo tempo. Os inimigos renascem constantemente e se movem na mesma velocidade que o guaxinim, tornando-os impossíveis de se despistar. É aqui que o jogo apresenta algumas coisas engraçadas, com os inimigos sendo literalmente arremessados pela tela. Além disso, estes vilões estão pelo jeito tão sedentos de sangue que eles podem ser facilmente atraídos para os muitos e muitos buracos espalhados por toda a floresta, os mandando para morte como o coiote do Papa Léguas. E Você fará bastante isso, se quiser manter a sua energia, mas cair nestes buracos te mata instantaneamente. Tecnicamente não existem continues, mas há um sistema de senhas que permite que você retome o jogo com todos os seus itens.

Batten-Tanuki-no-Daibouken-1985-Tecno-Soft-J-a1_0006

MSX

A música-tema do jogo é bem divertida, mas um pouco repetitiva. A Technosoft aparentemente se orgulha tanto dela que a caixa do jogo inclui uma fita cassette com uma versão re-arranjada das duas faixas do jogo (ambas as faixas foram incluídas no álbum Illusion: Tecno Soft Game Music Collection Vol. 1).

Batten-Tanuki-no-Daibouken-1985-Tecno-Soft-J-a1_0004

MSX

Batten Tanuki no Daibouken é definitivamente um daqueles jogos onde o o seu conceito arrojado é bem mais interessante que o jogo em si, não conseguindo tirar um bom proveito desta idéia, algo bastante típico dos jogos de computador dos anos 80. Além do mais, a Technosoft mais tarde encontraria o seu nicho com shooters como Thunder Force e nunca mais revisitaria este conceito. A idéia de um herói de ação antropomórfico pode ter se tornado mais popular com as Tartarugas Ninja alguns anos depois, mas com certeza um guaxinim lutador de kung-fu é ótima idéia para um personagem.

Vídeos

MSX:

PC-88:

X1:

Tema musical do jogo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s