Especial Ys, Parte 5: Ys I & II Eternal

Por Kurt Kalata em 15 de agosto de 2017

Ys I Eternal / Ys II Eternal / Ys I & II Complete – Windows (1988, 2000, 2001)

Ys I & II Eternal Story – PlayStation 2 (2003)

Windows

Em 1998, a Falcom trouxe o  jogo original do Ys de volta aos computadores, desta vez para o Windows 98. Sob o nome de Ys Eternal, esta não é apenas mais uma conversão, sendo praticamente um remake completo. Todos os gráficos foram refeitos em alta resolução (o que na época significava SVGA em 640×480), cm vários de novos efeitos – você pode ver pequenos golpes de espada quando Adol ataca e os inimigos não mais simplesmente piscam e desaparecem – eles se despedaçam numa nuvem de sangue e pedaços de seus corpos. Cães, gatos, pássaros, caranguejos e outros bichinhos se movem pelas vilas, fazendo com que o mundo de Ys pareça muito mais vivo. A nova arte dos personagens também é espetacular.

Ys Eternal (Windows)

Mas o verdeiro chamariz desta versão é o quanto o jogo foi expandido. Ao invés de começar na cidade de Minea, Adol é levado pelas ondas até a costa de uma cidade totalmente nova, chamada Barbado. Existem vários personagens extras (e algumas quests secundárias), que apesar de parecerem ter sido enfiadas no jogo, é bacana ver o jogo original ficar maior assim. O overworld agora também é bem maior, com muito mais coisas para se ver e se fazer. Existem algumas outras pequenas novidades, também, como ter que guiar Feena para fora da prisão sub o templo, além de vários Easter Eggs. Mas apesar destas expansões, ele ainda é um jogo bem curto. E infelizmente não há dublagem aqui também. A música consiste de vários novos arranjos em MIDI, alguns dos quais foram bastante estendidos. Eles são bem melhores que os da versão para Saturn, mas ainda não tão bons quanto a trilha sonora do TurboGrafx-16 o os CDs do Perfect Collection.

Ys II Eternal (Windows)

A Falcom lançou o Ys II Eternal em 2000, Com as mesmas melhorias e com gráficos ainda mais detalhados. Já que Ys II é um jogo bem mais longo, as expansões não são tão óbvias como no jogo original. Entretanto, o sistema de combate mudou drasticamente. Você não precisa mais se preocupar em não acertar seus inimigos bem de frente – pode avançar contra eles e é garantido que irá feri-los. Agora os inimigos piscam à cada poucos segundos e tentam te acertar – tudo que é evitar estes ataques. Os chefes também foram refeitos e seus visuais são fantásticos. Nas cidades, cada NPC tem um nome, como o jogo mantendo um diário com uma breve descrição de cada um.

Ys I Complete (Windows)

Em 2001 a Falcom juntou ambos os jogos, aprimorou os gráficos do primeiro jogo para deixá-lo no belo alto nível do segundo e os lançou num pacote chamado Ys I & II Complete, desta vez com uma abertura completa em animação. Pela primeira vez os jogadores puderam escolher entre várias configurações de dificuldade para remediar o problema do grinding, pelo menos parcialmente. Há também um novo modo de Boss Rush. A edição limitada foi lançada numa caixa de luxo feita para parecer um livro antigo, com letras douradas na capa. Apesar dos planos para lançar esta versão nos EUA terem falhado, um patch de tradução feito por fãs tornou-a jogável em inglês e em Windows sem suporte ao idioma japonês.

Ys II Eternal (Windows)

É interessante notar que a versão original para PC-88 continha várias faixas musicais que não foram utilizadas, que só foram lançadas no no CD da trilha sonora oficial. A introdução à faixa “Theme of Adol” do TurboGrax-16 foi baseada em uma destas faixas não-utilizadas. Ys Eternal também reutilizou algumas destas faixas em diferentes partes de ambos os jogos – “Chase of Shadow” e “Dreaming” são usadas na Dark Tower em Ys I para quebrar um pouco a monotonia, enquanto “Battleground” é usada no templo em Ys II. A música “Tension”, que só existia nas versões para MSX2, X1 e FM7, também foi incorporada no Ys I.

Ys II Eternal (Windows)

Talvez percebendo que os jogadores de consoles estavam já há muito tempo sendo negligenciados, a Digicube trouxe estes remakes para o PlayStation 2 sob o título de Ys I & II Eternal Story. É em sua maior parte uma conversão direta da versão para Windows, com os gráficos muito bem traduzidos para a tela da TV. Há um modo adicional que re-equilibra o sistema de níveis de experiência, mas ela não combina os jogos em um como a versão para TurboGrafx-16. Há também uma área extra chamada “Dream World” onde você encontra dois personagens novos chamados Misha e Jeanne. Trata-se apenas de uma fachada elaborada para uma galeria de arte e sound test do jogo, mas existem pequenas subquests que destravam coisas nestes modos. Algumas mudanças menores foram feitas no sistema de armas – normalmente, quando Adol recebe um equipamento novo, o anterior se torna obsoleto. Não aqui – cada arma tem um atributo único. Por exemplo, a Short Sword pode ser usada para tontear inimigos mais fortes, deixando-os vulneráveis para serem finalizados com uma arma mais poderosa.Mudar de arma é fácil, simplesmente usando os botões de gatilho. Não é uma mudança enorme, mas adiciona um pouco mais de profundidade ao combate.

PlayStation 2

Fora isso, a dublagem foi adicionada novamente, mas os arranjos em MIDI ainda estão presentes, com a instrumentação não sendo tão boa quanto da versão para PC. O único problema real são as grandes quantidades de tempo em telas de loading. A NEC Interchannel iria lançá-lo nos EUA, mas aparentemente a Sony rejeitou a idéia. A empresa acabou só dois jogos: Culdcept para o PlayStation 2 e Tube Slider para o GameCube – antes de fechar a sua divisão americana.

Vídeos

Comparativo Ys Eternal e Ys I Complete:

Ys I & II Eternal Story (PlayStation 2):

Playlist da trilha sonora de Ys I & II Complete:

À Seguir: Ys I & II para Portáteis e Celulares!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s