Especial Ys, Parte 7: Ys II Special

Por Kurt Kalata em 15 de agosto de 2017

Ys II Special (이스2스페셜) – IBM PC (1994)

Ys II Special

Em 1992, a empresa coreana Mantra obteve os direitos de lançar Ys II para o IBM PC. Levou mais de ois anos para que esta versão fosse concluída, mas ela é muito mais que apenas uma conversão do jogo, já que a Mantra redesenhou e expandiu o jogo tão drasticamente que o transformou em algo completamente novo e único. Na verdade, ele é até mais expandido que o próprio remake da Falcom, Ys II Eternal. A arte promocional foi feita pelo artista de manwha (mangá coreano) Lee Myungjin (RagnarokEojjeonji… Jeonyeok). Naturalmente, o jogos está todo em coreano, logo os jogadores ocidentais vão sofrer para entender o que está acontecendo.

Ys II Special

A história tem elementos do jogo da Falcom, assim como outros do anime de Ys II, logo Adol precisa impedir que Lilia seja sacrificada no começo do jogo, ao invés de procurar um remédio para ela. Há um tonelada de material novo também: ao invés de visitar os tempos dos seis sacerdotes na primeira dungeon, a estrutura da aventura agora é mais parecida com a do Ys IV para o PC Engine. Agora cada sacerdote tem sua própria torre, com uma forma “sombria” como chefe. As planícies de neve agora são uma área de exílio selada, para onde os criminosos são enviados, o que significa que ela leva à cidade dos ladrões, ma das cidades novas. Há até uma dungeon super secreta chamada Dangun’s Tower, onde o mítico fundador da Coréia entrega à Adol o kit de equipamento mais forte do jogo.

Ys II Special

Algumas das mecânicas mudaram um pouquinho. Agora há um botão para espada, mas ainda é possível trombar como os inimigos, se Adoil tiver nível suficiente. Itens especiais agora são necessários para recuperar energia ou para salvar o jogo onde quiser, já que antes de encontrá-los isso só pode ser feito hospedando-se numa pousada. Adol é enviado de volta ao começo da área se ele morrer, então o jogo não é tão sacana assim. Todos os mapas foram completamente refeitos, com dungeons muito mais longas e com campos bem maiores. Há até uma área para explorar entre a vila e as ruínas, no comecinho do jogo.

Ys II Special

Mas algumas das extensões só foram feitas só pra dizer que fizeram, mesmo – a trindade da Espada, Armadura e Escudo agora tem um slot extra para Gauntlets, o que não faz nada além de aumentar o stat de defesa. O números de uma forma geral chegam à valores bem mais altos, com Adol podendo alcançar até o nível 99. Perto do final as áreas se tornam ainda maiores e sem graça. Algumas foram feitas especialmente para serem irritantes – não é incomum de se descobrir lá pelo 17o. andar de uma dungeon que a chave que você precisa foi esquecida lá no primeiro (sem te contar obviamente que a chave está no primeiro andar, te fazendo varrer todos os 16 andares abaixo para encontrá-la. O jogo parece também se confundir um pouco em sua visão do mundo da série Ys, introduzindo alguns elementos mais típicos de fantasia, como elfos e anões.

Personagens

Aisha

Aisha é a primeira elfa que Adol encontra, que o leva para a vila de sua tribo na floresta por ter lhe trazido uma medalha. Ela também o ajuda depois. Não a confunda com a Aisha de Ys Seven.

Arisa

Arisa é a filha do líder dos elfos, mas ela vive escondida com uma anciã em uma área nevada. Ela acaba se sacrificando para ajudar Adol em uma batalha contra um chefe.

Ys II Special

Com todos os mapas extras, há um monte de novas músicas, sendo que elas são tão excelente quanto à compostas pela própria Falcom – Kwon Goohee Kwak Dongil da soundTeMP trabalhou na trilha sonora. É uma pena que elas nunca foram rearranjadas ou usadas em outras versões. Os gráficos são completamente novos, apesar de lembrarem bastante a versão do Ys IV para PC Engine.

Ys II Special

É um jogo muito bom, poderia ter sido a melhor versão de Ys II, se não fossem os bugs. Travadas são comuns e há até um ponto onde é possível de se ir em frente sem usar o item que permite salvar onde quiser – que pode ser facilmente ignorado e não é possível se voltar até ele deste ponto do jogo. Uma versão em CD havia sido planejada, adicionando vozes e áudio em redbook, mas nunca foi lançada. Também não foi lançada a tentativa a Mantra de realizar este mesmo tratamento no Ys IV.

Ys II Special

Vídeo

Playlist com a trilha sonora:

À Seguir: Ys III Wanderers From Ys!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s