Kalin no Tsurugi (Mês do FDS)

Por Kurt Kalata em 20 de fevereiro de 2018

Kalin no Tsurugi (カリーンの剣) – Famicom Disk System (1987)

Xtalsoft (pronuncia-se “Crystalsoft”) desenvolveu vários RPGs para computadores, incluindo as séries Lizard e Mugen no Shinzou, sendo que esta última foi de grande influência sobre a franquia Dragon Quest. Um dos seus primeiros títulos, Aspic, foi lançado no Famicom Disk System pela Bothtec, mas eles mesmos por sua vez preferiram criar sou próprio jogo específico para o console, chamado Kalin no Tsurugi (“Espada de Kalin”). E invertendo a situação, a influência de Dragon Quest pode ser percebida logo na primeira tela, que é quase idêntica à área inicial daquele jogo. o estilo gráfico como um todo é similar, também – os tijolos do castelo, a paisagem, tudo.

Entretanto, o sistema de combate com ação é diferente. Monstros são visíveis vagando pelo mundo e se você esbarrar neles você entra numa tela separada para enfrentá-los. O combate funciona de forma bem parecida com Hydlide e outros antigos RPGs de ação – para atacá-los com sua espada você precisa trombar neles, causando uma troca de golpes. É melhor acertá-los pelas costas ou pelos lados, mas no fim das contas é quase impossível escapar sem levar algum dano também. Felizmente, um dos primeiros itens que você obtêm é um cajado mágico, que permite que você ataque à distância. Isso consome MP, logo você não pode contar sempre com isso, mas o MP se regenera lentamente.

O maior problema aqui é que não há como saber quantos inimigos você terá que enfrentar antes de entrar no combate, sendo que não há como escapar, também. Se tiver que você enfrentar um ou dois, provavelmente não vai ter problemas, mas se você se tiver que enfrentar uma horda deles, à menos que você tenha nível suficiente, você está ferrado. Felizmente o jogo conta com uma função de “quick-save” que pode ser usada à qualquer momento e estes saves são recarregados toda vez que você morre. É essencial que você use isso após cada batalha – sua energia só se recupera descansando em pousadas ou usando poções de energia, logo você vai estar à beira da morte MUITAS vezes, pelo menos até alcançar o nível necessário.

Fora isso, Kalin no Tsurugi é bem simples. A história é a mesma de sempre, onde você controla um cavaleiro com a missão de salvar o reino de Altenia do maligno mago Gladrif e seu exército de monstros. Assim como no primeiro Dragon Quest, não há muito o que fazer além de explorar, derrotar inimigos, acumular níveis e dinheiro e comprar equipamento. O mundo do jogo também não é muito grande – novamente, comparável ao primeiro Dragon Quest – e o jogo parece um tanto básico mesmo se comparado à outros RPGs de ação do FDS, como Silviana ou Dandy.

Apesar de Kalin no Tsurugi não ser um jogo especialmente popular, ele recebeu um livro-jogo no estilo “Aventuras Fantásticas: Você é o herói”. As ilustrações foram feitas por Ryusuke Mita, que além de fazer a arte de outros livros similares, mais tarde criaria seu próprio mangá de fantasia, o Dragon Half.

No site Romhacking está disponível um patch de tradução do jogo para o inglês. O vídeo abaixo é da versão traduzida.

Mais Fotos

Vídeo

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s