Especial Ys, Parte 10: Ys IV (A História)

Por Kurt Kalata em 5 de outubro de 2017

A história dos vários Ys IV

Existem quatro versões diferentes de Ys IV, todas de desenvolvedores diferentes, com diferenças drásticas na jogabilidade, mas com enredos similares. Os motivos que levara, à isso causam certa confusão.

Tudo começou com a Hudson, que publicou as versões para PC Engine/TurboGrafx-16 dos Ys I a III. Ests títulos fizeram bastante sucesso, o que fez com que a Hudson pedisse para a Falcom para criar uma continuação para aquele console. Infelizmente uma quantidade substancial de funcionários haviam deixado a Falcom e com isso a empresa não dispunha dos recursos para desenvolver o jogo por conta própria. Incapaz até de fornecer um script completo do jogo, a Falcom criou um documento geral do cenário do jogo e forneceu as músicas, enquanto a Hudson e a Alfa Systems desenvolveram o jogo por conta própria. O subtítulo desta versão é Dawn of Ys.

PC Engine

Já que a Falcom tinha em mãos um documento com o design do jogo, ela também ofereceu a idéia à outras empresas, para que criassem versões para os outros consoles 16 bits. A Tonkin House, que havia desenvolvido a versão para SFC/SNES do Ys II, foi recrutada para desenvolver a versão do jogo para Super Famicom. O subtítulo desta versão é Mask of the Sun.

Super Famicom

Naquela época a Falcom tinha uma parceria com a SEGA para portar alguns de seus títulos para o Mega Drive. A SEGA começou à trabalhar em sua própria versão do jogo, mas ela foi cancelada antes de avançar muito no desenvolvimento. Nada deste título foi mostrado publicamente, além do fato de que ela também teria o subtítulo de Mask of the Sun. Outros jogos que surgiram da parceria SEGA-Falcom foram as versões para Mega Drive de SorcerianLord Monarch e Dragon Slayer, além da versão para Mega/SEGA CD de Popful Mail. Em um certo momento a empresa coreana Mantra quis dar ao Ys IV o mesmo tratamento que deram ao Ys II Special, mas isso também não deu em nada.

Super Famicom

Como resultado, este foi o primeiro capítulo de Ys desenvolvido para consoles – não houve lançamento para computadores pessoais, mas uma versão emulada do jogo para Super Famicom foi incluída muitos anos depois em algumas coletâneas. Mas apesar disso a Falcom lançou uma trilha sonora chamada Ys IV JDK Special, que conta com várias músicas feitas usando o chip sintetizador FM do PC-88.

PC Engine

Quando os dois jogos de Ys IV foram lançados, Dawn of Ys para o PC Engine foi considerado a versão oficial, já que começou à ser desenvolvida antes, além do jogo em si ter surgido da proposta da Hudson. Apesar disso, em 2003 a Falcom publicou uma cronologia da série Ys onde eles declaravam que o Mask of the Sun para o Super Famicom é o jogo oficialmente reconhecido. Isso se deu pelo fato de que o título do Super Famicom segue mais de perto o documento original de design do jogo, enquanto o a versão para PC Engine se desviou bastante dos planos na Falcom. Mesmo assim, muitos consideram isso estranho, já que Dawn of Ys é um jogo bem melhor que Mask of the Sun.

PlayStation 2

Em 2005 a Taito começou a lançar remakes de Ys III, IV e V para o PlayStation 2. Apesar de ser baseado em Mask of the Sun, ela toma várias liberdades com relação ao enredo original, além do sistema de jogo ser completamente diferente. Com isso, esta versão recebeu o subtítulo de Mask of the Sun: A New Theory.

Ys: Memories of Celceta

E finalmente, em 2012, a Falcom desenvolveu e publicou o seu próprio remake da história do Ys IV para o PS Vita. Com o subtítulo de Celceta no Jukai (“Oceano de Folhagem de Celceta”) no Japão e renomeado para Memories of Celceta para o lançamento internacional. Esta versão mexe de novamente com a história toda, adicionando vários personagens adicionais e sendo baseado na jogabilidade do Ys Seven. Já que esta foi a única versão de Ys IV que foi (de certa forma) desenvolvida pela própria Falcom, ela substituiu Mask in the Sun no cânone oficial da série.

Ys: Memories of Celceta

Já que estes quatro jogos são tão diferentes, o que eles tem realmente em comum? Todos eles se passam em Celceta, uma região coberta por uma densa floresta e lar de uma planta medicinal que aparece em outros jogos da série Ys. Em todas as versões de Ys IV há uma cidade construída sobre as árvores. Muitas das cidades tem os mesmos nomes, incluindo Promalock, Kasnan, Selray, Komodo e Highland, com exceção de Dawn of Ys, que mudou praticamente todos eles. Os personagens principais são praticamente os mesmos, mas ocasionalmente eles desempenham papéis diferentes. O enredo se desenvolve em torno da história de Eldeel, membro de uma raça alada de tempos antigos, que se revela ser da raça à qual pertencem Feena e Reah, dos jogos anteriores. O jogo também introduz o Romn Empire e o exército da nação de Romun, que ocasionalmente são uma pedra sapato de Adol. E todas as versão giram em torno de dois artefatos conhecidos com “Mask of the Sun” e “Mask of the Moon”. As trilhas sonoras também se utilizam das mesmas músicas, apesar de serem usadas em áreas diferentes, mas existem também músicas únicas à cada versão.

Personagens em Comum

Lilia

Lilia está de volta tanto em The Dawn of Ys e Mask of the Sun e continua com uma paixonite aguda por Adol, mas ela só está presente para ser raptada – de novo. Apesar dela estar presentes em ambas versões 16 bits, ela não parece em A New Theory e nem em Memories of Celceta.

Karna

Karna subverte o chavão da “donzela em perigo” que está presente em todos os Ys, já que ela é uma guerreira realmente competente e independente. Ela salva Adol do maligno Romun Empire no início de Dawn of Ys e até luta ao seu lado por um tempo. Ela desaparece em seguida, mas continua se comunicando via pombo-correio. Em ambos Mask of the Sun o seu envolvimento na ação é mais pontual, mas ela permanece como uma força por todo o jogo, comandando seus homens à manter as forças hostis longe de Adol. Em Memories of Celceta seu papel foi alterado de espadachim para arqueira e é a filha do chefe da vila de Komodo.

Duren

Na maioria das versões de Ys IV Duren é um personagem menor, atuando como informante. Ele divide um quarto com Adol no início do jogo. Seu papel aumentou drasticamente em Memories of Celceta, onde ele atua como parceiro de Adol pela maior parte do jogo, assumindo a posição que Dogi tinha nos outros jogos.

Leeza

Esta humana loira cuida do angélico Eldeel. Ela tem uma relação complicada com ele, dependendo do jogo. Ela é o principal interesse amoroso de Adol em todas as versões de Ys IV, apesar de, como na maioria dos jogos, isso acabar dando em nada.

Dr. Flair

Dr. Flair já era um personagem secundário em Ys II, sendo o médico que instrui Adol à obter os ingredientes para curar Lilia. Ele desempenha um papel importante no início de ambas as versões de Mask of the Sun, onde ele viaja com Adol e o ajuda a fugir de uma prisão Romun. Em Dawn of Ys ele só aparece mais tarde e tem um papel parecido com o que ele desempenhou em Ys II. Ele só é mencionado brevemente em Memories of Celceta.

Lefance

The long dead national hero of Celceta, who was once friends with Eldeel. In Dawn of Ys and the Mask of the Sun games he appears to Adol in shrines. He and his followers offer Adol their guidance and magical power, to help him fend off the new threat for the country. In Memories of Celceta, the heroes must collect his scattered memories to similar ends.

Remnos

A fairly minor character in Dawn of Ys, Remnos lives in the town of Arieda, the same as Karna. He’s the first kidnapping victim, who Adol must rescue. He plays a slightly larger role in Memories of Celceta, having been changed into the brother of Karna, and both are children of the chief of Komodo.

Gadis

Uma das três figuras misteriosas que mexe os pauzinhos por trás da invasão Romun de Celceta. Sua aparência – assim como o fato de que ele carrega um machado de combate, pelo menos em Mask of the Sun – deixam claro de que ele é o bruto do trio. Seu nome às vezes é traduzido como Gadeis.

Bami

Esta tentadora garota de cabelo rosa viaja junto com seus outros dois companheiros psicopatas, Gruda e Gadis. Seus gostos mais refinados costumam gerar atrito com Gadis. Como a maioria destas dominatrix malvadas, ela é bem peituda e usa uma roupa bem reveladora. Algumas traduções à chamam de Bammy.

Gruda

Apesar de pequeno, Gruda é a figura mais sinistra do trio misterioso e seu verdadeiro líder. Seu nome às vezes é traduzido como Guruda ou Gruhda.

Eldeel

Um ser alado membro de uma antiga raça quase extinta chamada Eldeen, ele é adorado como um deus pelos humanos à sua volta. Dependendo do jogo ele às vezes é benevolente, mas às vezes procura destruir a humanidade.

À seguir: Ys IV – The Dawn of Ys!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s